close

Quem Somos

Mensagem da presidente do Senge-CE durante solenidade de posse

 

O tempo, no seu curso sem volta, é o senhor dos acontecimentos e da história. A ele subordinam-se os planejamentos, os sonhos, a própria vida.  Aqui, diante de tantos amigos, confesso que passa um filme em minha mente e um turbilhão de sentimentos toma conta do meu coração.

Minha trajetória classista começou nesse sindicato, quando em 1984 integrei a diretoria como 2a. Tesoureira.  Foi no referido mandato em que adquirimos a sede própria do Senge-CE.

Vale ressaltar que está aqui presente, daquela diretoria, o engº civil victor cesar da frota pinto, hoje presidente da academia cearense de engenharia. É muito importante lembrar que, somente após 42 anos de existência, o senge passou a ter sede própria como maior patrimônio dos associados, estando hoje totalmente reformada.

Senhoras e senhores, “o sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo”. “Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis”. Esta frase de José de Alencar, expressão maior da inteligência cearense e da literatura brasileira, me faz pensar e convidar a todos a fazerem uma reflexão sobre o presente e sobre as nossas esperanças para o futuro!  

A esperança é sem dúvida a irmã gêmea e venturosa do porvir! Amparada na inspiradora lição do inesquecível romancista brasileiro minha diretoria e eu assumimos a responsabilidade de conduzir os destinos do Senge CE, com os pés firmes no hoje e o olhar voltado para o amanhã discutiremos desafios, elaboraremos novas ideias e mudaremos paradigmas.

Pautaremos o destino desta instituição, com trabalho árduo e comprometido com os engenheiros e demais categorias associadas à nossa base e com a sociedade em geral diante o cenário social, político e econômico que o Brasil atravessa é obrigatório trabalharmos com o lema de nossa campanha “engenharia com inovação e competitividade”.

Hoje a população brasileira e a área tecnológica vêm sofrendo com desemprego e precisamos ter forte atuação nos debates que buscam mudar a presente realidade. Aumentamos cada vez mais o nosso desafio de manter a categoria de engenharia unida, forte, qualificada e preparada para superar as crises por que passa nosso país.

Trabalharemos na condução da entidade levantando as bandeiras da valorização profissional, do empenho pela remuneração justa e qualificação de excelência. Ficaremos atentos às mudanças que se apresentarem na engenharia, ao longo dos próximos anos, mas sem esquecer a nossa capacidade de inovar e criar novas oportunidades.

As nossas propostas de campanha, em número de 16 (dezesseis), para o triênio 2019-2022, serão cumpridas rigorosamente. Teremos como prioridade implantação do centro vocacional tecnológico CVT do Senge-CE, com a instalação de novos equipamentos visando a inovação tecnológica.   

O tempo é agora!

Assim, neste momento, a palavra por mim escolhida para expressar o meu sentimento de júbilo é “agradecimento”.  Agradeço a deus pela oportunidade de estar aqui com todos vocês, testemunhando o amadurecimento desta caminhada que teve início em 1984.

Com muito carinho e reconhecimento me dirijo a todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para esta jornada. A confiança e parceria de vocês não apenas contribuiu para torná-la possível, mas garantiu a vitória que hoje celebramos.

Ao encerrar minhas palavras, agradeço de forma muito especial ao meu maior incentivador, meu marido, o engenheiro civil, Narcélio, que está sempre ao meu lado e também aos nossos três filhos: Daniel, Lara e Yuri, que renovam em mim, a cada dia, a esperança na construção de um futuro melhor.

Teodora Ximenes – Presidente do Senge-CE