Senge-CE: uma entidade em constante construção

Na atual gestão do Senge-CE, que assumi no dia 31 de março de 2016, focamos em uma gestão participativa, com a colaboração de todos, procurando estar presentes nas principais discussões de interesse público, atuando em prol da sociedade e trabalhando o fortalecimento das categorias representadas pelo sindicato. Com vistas à valorização profissional, colocamos o Senge-CE na vanguarda de contribuição com propostas que contribuam para o desenvolvimento do país, estado e municípios. Vinte profissionais compõem nossa diretoria, entre executivos e suplentes, além de membros que fazem parte do conselho fiscal.

Nosso programa de ações inclui propostas ligadas às principais lutas de defesa da sociedade nas áreas tecnológicas e ambientais para o desenvolvimento sustentável da região e do país, além do cumprimento do piso salarial, de acordo com a Lei 4950-A, que envolve todas as categorias abrangidas pelo Senge-CE. Ainda, qualificação e formação técnica profissional, ações internas de fortalecimento sindical como campanhas, parcerias e processo de interiorização da entidade, comunicação mais eficaz e atuante, aperfeiçoamento do sistema de informação, modernização e ampliação da infraestrutura e outros.

Outro desafio é trabalhar com os aposentados, que estão fora do mercado, inserindo esse grupo em encontros e discussões para que eles contribuam com os jovens que tem conhecimento acadêmico, mas que não possuem prática e experiência. Por isso criamos o Encontro de Gerações, que funciona como um espaço dedicado aos profissionais que estão fora ou não do mercado de trabalho (aposentados, desempregados, visitantes, jovens formados, estudantes) para se conhecerem e trocarem experiências e conhecimentos.

A nossa gestão também incentiva o jovem do ensino médio a optar pela engenharia e outras carreiras tecnológicas. Hoje o Brasil tem deficiência em projetos de infraestrutura, de tecnologia, em vários setores, porque a juventude durante muito tempo foi desmotivada. O Brasil ocupa um dos últimos lugares em desenvolvimento em função do número de profissionais existente na área tecnológica. Isso reflete essa realidade. O engenheiro tem um papel fundamental na sociedade, pois é considerado o suporte do desenvolvimento tecnológico do país

Ao longo dos anos do Senge-CE, muitas coisas foram construídas em sua trajetória  e muitas necessitam ser construídas. Essa construção não pode ser realização de uma única entidade. Hoje se requer a união de forças – uma engenharia unida em prol do bem comum: do desenvolvimento tecnológico que passa pelas mãos de todas as entidades que representam as diversas engenharias, a meteorologia, a geografia, a geologia e a agronomia.  Os tecnólogos e a arquitetura também fazem parte dessa construção; as inovações sustentáveis; as energias renováveis; o agronegócio e a agricultura familiar; os bens duráveis. São os diversos processos tecnológicos se imbricando no sentido de formarem uma resiliência capaz de vencer as intempéries que se atravessa.

Atual presidente: Helena Araújo

OBJETIVOS

• O Senge-CE é filiado à FNE – Federação Nacional dos Engenheiros, sendo a entidade de classe registrada no Crea-CE que congrega o maior número de associados.
  • Objetivo principal é defender os interesses individuais e coletivos dos Engenheiros de todas as modalidades, Arquitetos, Agrônomos, Geólogos, Geógrafos, Meteorologistas e afins, dando apoio e orientação a esses profissionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Celebração de acordos e convenções coletivas de trabalho e sussitar dissídios coletivos;
  • Ações constantes em defesa do cumprimento da Lei nº 4950-A, diz respeito ao salário mínimo profissional;
  • Atuação junto as universidades orientando estudantes dos seus direitos e deveres, bem como criar uma consciência política e participativa na luta pela defesa da classe;
  • Acompanhamento da legislação articulando junto aos políticos no Congresso Nacional, Assembléia Estadual e Câmara Municipal;
  • Participação efetiva de eventos a nível estadual, regional e nacional de interesse da categoria;
  • Colaborar com o Estado e a comunidade de um modo geral, como órgão técnico e consultivo, no estudo e solução de problemas que se relacionem com a categoria profissional que representa;
  • Defender o meio ambiente e as questões ambientais dentro do Estado do Ceará, podendo para tanto propugnar ações concretas com outros setores organizado da sociedade;
  • Prestar assistência jurídica aos seus associados, bem como a todos os integrantes da categoria profissional que representa;
  • Propiciar aos associados e a classe em geral a educação continuada patrocinando cursos nas várias áreas da engenharia;
  • Criação e manutenção de um Balcão de Emprego para intermediar a contratação de profissionais da área de engenharia;
  • Convênio com UNIMED e UNIODONTO propiciando um contrato mais vantajoso aos associados;
  • Relacionamento institucional com setores organizados da sociedade (participação no Crea-CE, Coema, Agenda 21 de Fortaleza, CBH-RMF)