Curso sobre Sistema Solar Fotovoltaico promoverá troca de experiências entre cearenses e portugueses

sergio morais
Sérgio Morais é licenciado em Engenharia Eletrotécnica no ramo de Energia Renováveis  pela Escolar Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal)

O Ceará é um estado que tem grande potencial para exploração das energias renováveis, em especial a Solar, já que apresenta clima propício quase o ano inteiro.

O Estado já deu o primeiro passo com a Usina Solar Fotovoltaica situada na cidade de Tauá. Com potência para gerar 1 megawatt, é a primeira desse tipo a atuar em escala comercial no Brasil. Mas é possível explorar muito mais.

Segundo a presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará, Eng. Eletricista, Thereza Neumann, a preparação e profissionalização é um dos principais passos para a ampliação da exploração da energia solar no Ceará.

“Enquanto temos potencial de 1 megawatt, países como Portugal tem 46 megawatts e avançam nesta área. Assim, estamos apoiando a vinda de profissionais deste país para trocar experiências com os engenheiros, tecnólogos e outros profissionais cearenses que têm conhecimento em eletricidade, visando estimular o desenvolvimento deste setor”, revelou Thereza Neumann.

O Curso de Iniciação aos Sistemas Solares Fotovoltaicos acontecerá em Fortaleza, entre os dias 28 de abril e 3 de maio. Realizado pelo Instituto Roberto Matoso, a iniciativa tem como apoiador o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará.

O engenheiro eletrotécnico português Sérgio Morais,  irá ministrar o curso, capacitando os profissionais locais através do conhecimento dos equipamentos, técnicas,  métodos de cálculo e normas aplicáveis, proporcionando a troca de experiências através de workshops (via skype) com profissionais que atuam no mercado português nas áreas de manutenção, produção e instalação destes sistemas, se tornando uma ferramenta de iniciação na área, auxiliando os profissionais na percepção das oportunidades de negócio no novo mercado de mini e micro geração de energia fotovoltaica e suas inserções no mesmo.

A capacitação ainda vai transmitir a atual situação jurídica sobre a legislação brasileira para as referidas áreas. “Em cada um dos tópicos apresentaremos paralelamente o exemplo português munindo os formandos de uma plataforma comparativa para o exemplo brasileiro”, explicou  a presidente do Senge-CE.

Serviço
Inscrições:
http://www.inscricaocursos.com.br
Programação do curso:
http://www.inscricaocursos.com.br/programa.pdf

Confira imagens de um projeto executado por Sérgio Morais, ministrante do curso, na cidade de Moura, em Portugal: