SENGE-CE parabeniza o centenário de Wandy Barbosa Gadelha

O SENGE-CE parabeniza a engenheira civil Wandy Barbosa Gadelha pelo seu centenário, marco significativo para a engenharia cearense e para a sociedade fortalezense. Wandy Barbosa foi homenageada pelo Sindicato com a Comenda Aracy Tavares de Andrade Furtado, importante honraria concedida pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará, e também agraciada pela Assembleia Legislativa do Ceará com o título de Cidadã do Ceará.

Nascida em 14 de dezembro de 1925, formou-se engenheira civil pela Escola Politécnica da Bahia em 1950 e mudou-se para Fortaleza em 1956, ingressando nos quadros de engenheiros do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens do Estado do Ceará – DAER (atualmente Superintendência de Obras Públicas do Ceará – SOP) e da Escola Industrial de Fortaleza. Tornou-se, assim, a primeira mulher a exercer a profissão de engenheira no Estado do Ceará.

Wandy Barbosa também colaborou ativamente para a preservação da flora e da fauna da Serra de Ubajara ao, no exercício de suas funções, propor a instalação de um sistema de teleféricos como alternativa à abertura de uma estrada que cortaria aquele ecossistema.

A engenheira atuou ainda na regulamentação das atividades relacionadas à segurança e higiene do trabalho, sendo habilitada como Engenheira de Segurança do Trabalho pelo Centro Tecnológico da Universidade Federal do Ceará. Foi, também, presidente da Associação dos Funcionários do DAER.

É com muita alegria que o SENGE reverencia o centenário de Wandy Barbosa, com imenso orgulho de compartilhar as mesmas trincheiras profissionais.