SENGE-CE fortalece presença em Crateús com capacitação e mobilização dos engenheiros

O SENGE-CE busca estar cada vez mais próximo dos engenheiros em todo o estado do Ceará — e em Crateús não foi diferente. Nos dias 26 e 27 de novembro de 2025, o Sindicato dos Engenheiros do Ceará realizou uma intensa agenda de mobilização e diálogo com a categoria, envolvendo estudantes, engenheiros e professores. O objetivo foi contribuir para a formação acadêmica e iniciar a construção de um núcleo do SENGE em Crateús.

Curso de Inteligência Artificial, criação de núcleo sindical e aproximação com estudantes marcaram a agenda de dois dias em Crateús. 

A primeira atividade foi a abertura do curso “Introdução à Inteligência Artificial para Engenharias”, parte do programa de capacitação permanente do sindicato e integrado à Semana das Engenharias 2025. A formação contou com a participação do professor Renan Gomes Vieira, doutor em Ciência da Computação e professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus de Crateús, atuante nas áreas de Ciência de Dados e Inteligência Artificial. O professor doutor Antônio Salvador da Rocha, coordenador do programa de capacitação permanente do SENGE, em parceria com a Fundação Astef (UFC), participou da abertura do curso, citado.

Na sequência, a diretora de Relações Institucionais e Intersindicais, Francisca Dalva, e o consultor Antônio Salvador da Rocha, estabeleceram os contatos preliminares para a criação do núcleo do sindicato em Crateús, como parte do programa de interiorização.

Por fim, foi realizada uma atividade do SENGE+JOVEM, iniciativa da diretoria do SENGE-CE voltada para aproximar estudantes e jovens profissionais das engenharias e da arquitetura. O saldo foi bastante positivo: cerca de 20 novos estudantes se cadastraram junto ao sindicato.

Segundo a presidente do SENGE-CE, Teodora Ximenes, as atividades de interiorização, SENGE+Jovem e o Programa de Capacitação Permanente serão intensificadas, em 2026, em outros municípios. “São programas vitoriosos em 2025 e serão intensificados em 2026, com mais capacitações e com o lançamento efetivo do SENGE+JOVEM no próximo ano”, destacou Teodora Ximenes.