Muitos empreendimentos agrícolas precisam fazer grandes esforços para monitorar suas safras, e a era tecnológica pode oferecer muitas opções de ajuda. Por exemplo, a tecnologia da IoT (Internet das Coisas) para agricultura, conhecida como agricultura inteligente, está ganhando cada vez mais força. Assim como a adoção da IoT em residências, cidades inteligentes, logística, saúde, manufatura e outros campos, a agricultura inteligente tem benefícios e desafios. Aqui, vamos compartilhar alguns insights sobre como começar a sua adoção.
O que é a agricultura inteligente?
Nos últimos tempos, a participação de mercado da agricultura inteligente tem crescido drasticamente, em parte devido às rápidas mudanças ambientais, como condições climáticas extremas, deterioração do solo e falta de umidade do solo. Junto com a dinâmica imprevisível de nosso mundo atual, essas situações instáveis estão levando as propriedades agrícolas a lançar projetos de agricultura inteligente.
Com sensores inteligentes que monitoram todos os aspectos do trabalho diário automaticamente, a tecnologia IoT para agricultura permite que os agricultores automatizem a coleta de dados em tempo real para aumentar os volumes de produção, reduzir custos e gerenciar despesas e melhorar a eficiência geral em muitos diferentes aspectos da agricultura.
Usando dispositivos agrícolas inteligentes, o ciclo de vida de uma colheita e as condições ambientais de cultivo são mais fáceis de rastrear em tempo real. A IoT para a agricultura pode ajudar os agricultores a rastrear o uso de água, a densidade de nutrientes e a ajustar a quantidade de fertilizantes e pesticidas utilizados. Dessa forma, os agricultores podem garantir rendimentos de colheita ideais e sistemas de gestão agrícola aprimorados.
No longo prazo, o potencial da indústria de agricultura inteligente ainda está se revelando e, portanto, os benefícios baseados em IoT variam. Mas alguns deles incluem:
Coleta de Dados
O recurso mais valioso da tecnologia IoT é a capacidade de coletar dados. Com sistemas de monitoramento e análise em tempo real, os dados coletados por sensores inteligentes permitem que os agricultores controlem melhor os processos. Sensores de agricultura inteligente podem notificar os agricultores sobre possíveis mudanças no clima, qualidade do ar e do solo, umidade e outros fatores que afetam a produtividade da safra.
Qualidade de Produtos
A agricultura baseada em dados pode ajudar a mapear o ciclo da cultura com mais facilidade. Junto com um ecossistema conectado à IoT, a manutenção da saúde de cada cultura ou da condição apropriada do solo pode ajudar no desempenho. O uso generalizado de drones para vigilância aérea, sensores de solo ou de plantações também ajuda a melhorar a qualidade do produto.
Gerenciamento de Custos e Recursos
Sensores inteligentes ajudam a aliviar o risco do uso excessivo de equipamentos e da alta despesa com esses recursos, reduzindo o custo de capital inicial para investir em dispositivos IoT. Como resultado, a agilidade nos processos ajuda os agricultores a se concentrarem no uso da quantidade certa de recursos, ajudando os agricultores a definir métricas confiáveis para gerenciamento financeiro.
Melhoria do Gerenciamento da Atividade
Com base nos dados que os sensores inteligentes geram, as tecnologias de agricultura inteligente podem agregar valor ao gerenciamento geral da atividade. À medida que o processo de cultivo melhora, também melhora a produtividade da equipe, a eficiência do equipamento e as condições gerais de trabalho.
Novo Valor de Negócio
Ao entrar nos mercados de novas tecnologias, os agricultores ficam livres para desenvolver abordagens mais personalizadas. Isso está mudando a relação entre consumidores e varejistas. Os agricultores estão mais propensos a mudar a forma como dirigem seus negócios e a seguir estratégias de desenvolvimento completamente novas.
O desafio de segurança cibernética da agricultura inteligente: como enfrentá-lo com eficácia
Os agricultores, no entanto, enfrentam desafios ao investir em ecossistemas IoT inteligentes – ou seja, baixo desempenho de dispositivos agrícolas inteligentes, alta suscetibilidade a danos de hardware, alto risco de vazamento de dados e comunicação instável entre empreendimentos agrícolas inteligentes.