Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, será adotado o drive-thru em dois locais de votação para oferecer mais comodidade e segurança. “O profissional, no seu carro, chega, assina a frequência, vota e vai embora.

O sistema será destinado para os eleitores acima de 65 anos. Dessa forma, acreditamos que possa aumentar a frequência desses eleitores no dia 1º de outubro”, explica.
Sobre a apuração e fiscalização nos locais de votação, José Maria Freire explicou que cada candidato tem seus fiscais que ficam nas sessões. “As eleições se iniciam às 8h e finalizam às 19h. Cada sessão poderá ter seus fiscais, fica a critério dos candidatos. Terminado o período, a própria sessão faz a apuração e nos encaminha para a sede do Crea-CE, onde a comissão regional faz a compatibilização, a gente reúne os dados, confere e finaliza”.
O coordenador informa que não há a necessidade de um número mínimo de votantes para consolidar as eleições e que todas as medidas sanitárias serão adotadas para garantir a segurança dos eleitores. “Vamos adotar em todas as sessões, tanto na capital quanto no interior, as condições sanitárias exigidas pelos decretos estaduais, como higienização das mãos, higienização sistemática de todo material utilizado e todas as pessoas envolvidas no processo eleitoral estarão com máscaras”.
Ele destaca, ainda, que os profissionais que tiverem interesse em votar precisam estar com a anuidade junto ao CREA-CE de 2019 quitada e que o prazo para os profissionais colocarem a anuidade em dia foi prorrogado para o 1º de setembro.
Quando: 1º de outubro das 8 às 19h
Locais de votação:
Crea-ce – R. Castro e Silva, 81 – Centro
Senge-ce – Rua Alegre, 1 – Praia de Iracema
Superintendência de Obras Públicas (SOP)- Av. Alberto Craveiro, 2775 – Térreo – Castelão
12 inspetorias do Crea-CE – (Aracati, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá e Tianguá)