Inpe registra patente de radiador para uso espacial

Interruptor de Calor Multifase

Um novo tipo de dispositivo de controle térmico, com aplicação em satélites, teve sua patente concedida ao INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O Interruptor de Calor Multifase consiste em um novo tipo de dispositivo de controle térmico, com aplicação em satélites, para manter a temperatura de seus equipamentos eletrônicos dentro de limites operacionais.

A solução atual para esse problema usa um radiador, uma placa fria posicionada na face externa do satélite. A condição ideal é que o equipamento esteja acoplado ao radiador quando em funcionamento e desacoplado quando não está operando. Suplementarmente, um capacitor térmico ajudaria em reduzir a oscilação de temperatura devida ao ciclo liga/desliga.

Estas condições podem ser obtidas utilizando três dispositivos já patenteados e muito conhecidos em aplicações espaciais: o tubo de calor, o interruptor de calor e o capacitor térmico.

O que os pesquisadores Issamu Muraoka, Valeri Vlassov e Valery Kiseev fizeram foi reunir as funcionalidades desses três dispositivos em um só.

Isolador térmico

O Interruptor de Calor Multifase tem o formato de um disco e deverá ser posicionado como uma ponte entre o equipamento eletrônico e o radiador, tendo como interfaces as suas duas faces planas circulares.

O disco é um invólucro lacrado e contendo água como fluido de trabalho. Sua estrutura interna é cheia de minúsculos canais, funcionando como um tubo de calor plano quando em condições quentes (temperaturas acima de 0 ºC), promovendo um eficiente fluxo de calor entre o equipamento eletrônico e o radiador. Em condições frias (temperaturas abaixo de 0 ºC), o dispositivo torna-se um isolador térmico pelo congelamento da água, que, no estado líquido-vapor, seria o fluido transportador de calor.

Assim realiza-se a função de desacoplamento térmico no ponto natural de 0 ºC, prevenindo resfriamento excessivo do equipamento eletrônico quando ele está desligado.

Adicionalmente, em regimes transientes e cíclicos, ao passar pela temperatura de fusão sólido-liquido (0 ºC), o interruptor assume a função de capacitor térmico, mantendo a temperatura do equipamento próxima do ponto de fusão por um período determinado pela quantidade da água no seu interior.

Controle passivo de temperatura

A equipe estima que o interruptor será muito conveniente para controlar a temperatura dos equipamentos eletrônicos, mantendo suas temperaturas sempre positivas mesmos nas condições térmicas variáveis e extremas do ambiente espacial.

Por ter seu funcionamento totalmente passivo, sem partes móveis, ele é muito robusto e confiável, além de não consumir energia elétrica.

De acordo com o Inpe, o protótipo foi fabricado com tecnologia inteiramente nacional.

Fonte: Inovação Tecnológica.