close
Notícias

XI Semana do Meio Ambiente da UFC debate reciclagem e sustentabilidade

no thumb
semana_meioambiente_2013Com oficinas de cultivo de hortas em pequenos espaços, aproveitamento de resíduos domésticos, distribuição de mudas e debates voltados para os públicos interno e externo, a Universidade Federal do Ceará promove a XI Semana do Meio Ambiente, com o tema “Reciclar para a sustentabilidade”. As atividades acontecerão de 3 a 5 de junho nos campi do Pici e Porangabuçu e na Casa de José de Alencar (CJA), em Messejana.

O Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula, Diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFC, e a Pró-Reitora de Extensão, Márcia Machado, farão a abertura da Semana na segunda-feira (3), no Auditório Prof. Alzir Barreto, do Departamento de Zootecnia, do Centro de Ciências Agrárias, no Campus do Pici, às 8h30min. A seguir, ocorrerá mesa-redonda sobre “A nova lei de gestão de resíduos sólidos”, com a presença: de Francisco Humberto de Carvalho Jr., da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor); do Prof. Alberto Gradvohl (Unifor); e do consultor Marcos Stênio Teixeira. O moderador será o Prof. Suetônio Mota (UFC).

Na terça-feira (4), a programação será no Campus do Porangabuçu, com a implantação de uma horta medicinal na Creche Aprisco (Rua Monsenhor Furtado, 759, próximo à Faculdade de Farmácia). O Prof. Marcos Esmeraldo, que coordena a Semana juntamente com o Prof. Ronaldo Stefanutti, diz que a horta era uma antiga reivindicação daquela comunidade e o trabalho teve como executora a equipe do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura Urbana do CCA (NEPAU).

Na quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a programação segue por todo o dia na CJA (Av. Washington Soares, 6055, Alagadiço Novo, em Messejana). Haverá o WorkShop: Semana do Meio Ambiente: Reciclagem de resíduos orgânicos em residências, com palestras sobre “desenvolvimento de equipamento para compostagem caseira em PP: inviolabilidade a ratos” (9h) e “aproveitamento de resíduos orgânicos domésticos: reciclagem e compostagem em ambientes urbanos” (14h), bem como mesa-redonda sobre uso de aceleradores e biocatalisadores em processo de compostagem de resíduos (11h15min). Além disso, haverá atividades práticas como oficinas de implantação de hortas orgânicas domésticas em canteiros e vasos (9h30min) e de compostagem caseira de resíduos orgânicos, bem como distribuição de mudas e ecobags(16h). Acesse a programação. No dia 6, também na CJA, será feita a implantação de uma horta demonstrativa em canteiros de pneus e garrafas PET, pela Coordenadoria de Extensão do CCA, pelo NEPAU e pela Diretoria da CJA.

No sábado (8), das 8h às 12h e das 14h às 18h, será realizada, no NEPAU, no Campus do Pici, oficina de cultivo, em pequenos espaços, de hortaliças, plantas medicinais e ornamentais, ervas e temperos. Para essa atividade, as inscrições estão abertas até o dia 7, na Coordenadoria de Extensão do CCA (fone: 85 3366 9735 e endereços de e-mail: [email protected] e ambne[email protected]). A taxa é de R$ 25,00, e os instrutores serão Rita de Cássia Pereira (Embrapa – Agroindústria Tropical), Marcos de Sousa Bernardo (CCA) e José Dionis Araújo, mestrando em Fitotecnia da UFC.

O Prof. Marcos Esmeraldo acrescenta que, ao longo da semana, de 3 a 7, haverá uma programação permanente com distribuição de mudas de plantas nativas e medicinais e de hortaliças na Praça Prof. Valdinar Custódio, conhecida como Praça do Trator, próximo ao Departamento de Zootecnia, no Campus do Pici. Saiba mais no site www.cca.ufc.br

 

Fonte: Prof. Marcos Esmeraldo, da comissão organizadora da Semana do Meio Ambiente da UFC – fone: 85 3366 9671

Assessoria de comunicação

O Autor Assessoria de comunicação

A Inove Comunicação tem know-how na divulgação de eventos nacionais e internacionais e tem como missão dar, a cada cliente, visibilidade na mídia, consolidando a marca no mercado e perante a opinião pública.

Deixe um Comentário