Workshop sobre BIM recebeu apoio do Senge-CE

BIM

O grupo de trabalho criado para aproximar os estudantes ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), o CreaJr-CE, promoveu, sexta-feira (17), das 9 h às 18 h, no auditório do Centro de Tecnologia Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC), um workshop sobre BIM.

O Modelo de Informação e Construção ou Building Information Model (BIM) trata-se de uma construção virtual equivalente a uma edificação real. Ele possibilita a visualização tridimensional dos detalhes na composição dos materiais de cada elemento, como portas, janelas, entre outros. Quanto às alternativas de gerenciamento, já que todos os dados são armazenados dentro de um arquivo “BIM”, cada modificação na modelagem da edificação será automaticamente replicada em cada vista, como plantas, seções e elevações. Isso não só ajuda a documentar o projeto de forma mais rápida, mas também proporciona maior segurança e qualidade com a coordenação automática de todas as vistas.

O evento destinado aos alunos dos cursos de engenharia e arquitetura da UFC apresentou, durante o dia, palestras direcionadas ao uso do modelo BIM nas obras de infraestrutura, no desenvolvimento de produto, na construção civil e como auxílio no desenvolvimento de cidades inteligentes. A palestra ministrada pela gerente de informações da AVAL engenharia, Natália Miranda, enfocou o tema os desafios e perspectivas do BIM na construção civil e apresentou um passo a passo de como funciona o modelo. O Software, que já está no mercado, proporciona a reunião de todas as informações necessárias desde o início do planejamento até a conclusão da obra.

“O CreaJr-CE se encontra em um processo de consolidação e o principal objetivo destas ações é divulgar o nosso trabalho e,consequentemente, do Crea-CE”, esclarece o coordenador geral do CreaJr-CE, Francisco Zuza. Ele informou, ainda, que o workshop sobre BIM foi o primeiro a ser realizado pela gestão dele e que estes eventos, com assuntos inovadores, são uma forma de atrair os estudantes de engenharia e arquitetura ao sistema Confea/Crea.

O Workshop sobre BIM contou com o apoio do Senge-CE.

Para saber como se tornar membro do CreaJr-CE, basta acessar o link: http://creace.org.br/creajr.asp

Fonte: CREA-CE