close
Notícias

USP estuda oferecer novo curso de Engenharia da Complexidade

Screenshot_4

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) apresentou, no I Colóquio Internacional de Engenharia da Complexidade, em São Paulo, no último dia 5 de abril, os detalhes do novo curso de Engenharia da Complexidade. Inédito no Brasil, ele deverá ser implementado no campus da instituição na cidade de Santos, litoral paulista. Mas, como ele ainda precisa ser analisado e aprovado por instâncias decisórias da USP, ainda não há uma data definida para ser oferecido aos estudantes.

E o que seria a “Engenharia da Complexidade”? É a engenharia que utiliza de maneira integrada conhecimentos de outras áreas da engenharia e da ciência para analisar, compreender e propor soluções para ambientes que reúnem um conjunto diverso de componentes. Um exemplo seria propor como solução para um problema de mobilidade urbana a ampliação de vias ou construção de um viaduto ou túnel observando não só os aspectos construtivos, mas o impacto da obra na população, no ambiente urbano e na economia.

Segundo o professor do departamento de Engenharia de Produção da Poli, Mauro Zilbovicius, um dos integrantes do grupo de trabalho que estrutura o novo curso, “é preciso superar a análise por separação das áreas, pois os engenheiros estão e estarão cada vez mais sendo desafiados por problemas cujas soluções são complexas”. Para um curso de Engenharia da Complexidade interessará, portanto, formar alunos capazes de atuar em ambientes multi ou interdisciplinares, sendo um promotor da integração entre as diversas áreas não só da Engenharia, mas do conhecimento científico em geral.

Fonte: Guia do Estudante

Assessoria de comunicação

O Autor Assessoria de comunicação

A Inove Comunicação tem know-how na divulgação de eventos nacionais e internacionais e tem como missão dar, a cada cliente, visibilidade na mídia, consolidando a marca no mercado e perante a opinião pública.

Deixe um Comentário