close
Notícias

Um novo dispositivo produz energia e água limpa ao mesmo tempo

SENGE 1107

Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia King Abdullah, em Thuwal, na Arábia Saudita, conseguiram combinar a purificação da água e a produção elétrica com painéis solares em um único dispositivo. Os detalhes da inovação foram publicados na última edição da revista Nature Communications.

A crescente demanda por água limpa e energia no mundo é um dos principais desafios para o desenvolvimento sustentável. Por um lado, a produção de eletricidade requer grandes quantidades de água. Em áreas áridas como a Arábia Saudita, mais de 15% da eletricidade produzida é usada para produzir água doce, devido à escassez desse recurso, de água salgada, águas subterrâneas contaminadas ou efluentes industriais.

Para resolver esses problemas, o grupo científico liderado por Peng Wang combinou duas tecnologias existentes: a tecnologia fotovoltaica dos painéis solares, que gera eletricidade e a destilação de membranas, um processo de purificação de água que pode ser alimentado por energia solar.
“Os painéis fotovoltaicos geram muito calor durante a produção de eletricidade”, diz Wang a Synch. Normalmente, esse calor se dissipa no meio ambiente, mas pode ser usado como fonte de energia.

Redução de Custos

Para fazer isso, os pesquisadores montaram uma unidade de destilação de membrana de múltiplos estágios (MSMD) na parte traseira de um painel fotovoltaico.

Este sistema de destilação funciona através de uma membrana porosa que separa a água contaminada da água limpa. Além disso, você precisa aquecer a água para evaporar e separá-la dos contaminantes.

Ao acoplar a unidade de membrana ao painel fotovoltaico, “o calor residual do painel é reciclado e utilizado no sistema de purificação”, detalha o pesquisador.

Desta forma, o dispositivo fornece uma alta taxa de produção de água limpa, mantendo a eficiência da célula solar.

Fonte: Engenharia é

Assessoria de comunicação

O Autor Assessoria de comunicação

A Inove Comunicação tem know-how na divulgação de eventos nacionais e internacionais e tem como missão dar, a cada cliente, visibilidade na mídia, consolidando a marca no mercado e perante a opinião pública.

Deixe um Comentário