UFC faz proposta para construção de Centro Aeroespacial

A Universidade Federal do Ceará (UFC) quer ganhar o espaço. Uma parceria tecnológica está sendo foramda entre a universidade e o Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), com vistas à instalação de um Centro de Estudos em Ciência e Engenharia Aeroespacial (Ceceae) no campus do Pici.

A proposta foi apresentada em encontro entre o diretor do Centro de Tecnologia da UFC, Prof. José de Paula Barros Neto e uma comitiva formada por engenheiros do ITA. Orçado inicialmente em R$ 3.722,240 milhões, o projeto do Centro Aeroespacial estabelece a construção da unidade tecnológica, entregue para o futuro curso de graduação em Engenharia Espacial, previsto para ano de 2015.

De acordo com Barros Neto, não há levantamentos para a captação de recursos. No entanto acredita que “vão ser adquiridos em financiamentos junto ao Banco do Nordeste e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)”.

Entre as pesquisas da possível unidade tecnológica da UFC estão o desenvolvimento de tecnologias de radar; avaliação dos efeitos da radiação de aparelhos eletrônicos dos computadores em naves espaciais; estudos sobre planejamento, projeto, construção, operação e gestão de aeroportos entre outros.

Sobre a resposta do Centro Aeroespacial e demais encaminhamentos da parceria, o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa do ITA, Celso Hirata, diz que em outubro será feita uma reunião para definir a viabilidade dos projetos. “Vamos identificar, nesse primeiro ano de trabalho, as atividades de interesse em comum podendo ser feito implementos”, afirma Hirata.

No entanto sinaliza de forma positiva a reunião. “Qualquer acordo de cooperação leva um prazo razoavelmente longo para ser determinado. Contudo as condições existem e são favoráveis.”

Ensino

Além do Centro Aeroespacial, o acordo entre a UFC e ITA deve gerar um intercâmbio acadêmico entre as instituições. “Temos propostas de troca de matriz curricular, experiências nas áreas de empreendedorismo e parceria entre empresas e faculdade”, afirma Barros Neto.

Junto com as práticas de ensino, o convênio fará um estudo de viabilidade de um vestibular conjunto entre os cursos de engenharia do Centro Tecnológico da UFC e do ITA.

Números

é o ano previsto para fucionamento do curso de graduação tecnológica na UFC

milhões é o valor previsto em orçamento para o projeto do Centro Aeroespacial

Centro de Tecnologia da UFC

Onde: Campus do Pici – Bloco 710.

Outras informações: (85) 3366-9600

fonte: http://www.opovo.com.br