kirombo

A Toyota, além de construir carros, está investindo também em robótica. A empresa japonesa apresentou, por exemplo, o Kirobo Mini, um robô do tamanho de uma caneca, destinado a conversar e fazer companhia a humanos solitários.

“Queremos tratar do crescente problema social das pessoas que não têm ninguém com quem conversar”, disse Moritaka Yoshida, um alto funcionário administrativo da Toyota.

O robô, de 10 centímetros de altura, começará a ser vendido no Japão no ano que vem por 39.800 ienes (cerca de 400 dólares), indicou a empresa no IT & Electronics Comprehensive Exhibition (Ceatec), o salão de eletrônica mais importante da Ásia, realizado em Tóquio.

A maior montadora de automóveis do mundo informou que o robô – capaz de manter conversas simples e reagir às emoções – também poderia ajudar a desenvolver tecnologia de veículos.

O Kirobo Mini é uma versão menor do Kirobo, o robô de olhos grandes e do tamanho de um chihuahua que se tornou o primeiro androide astronauta do mundo em 2013, quando viajou para a Estação Espacial Internacional (ISS) para conversar com o comandante japonês Koichi Wakata.

Ambas as versões do Kirobo fazem parte de um projeto de longo prazo da Toyota para desenvolver habilidades de conversação de robôs e ver como eles podem fazer companhia a pessoas isoladas.

O Japão enfrenta as ameaças de um envelhecimento demográfico — se prevê que em 2060, 40% da população terá mais de 65 anos — e de uma baixa taxa de natalidade.

O país também lida com fenômenos de isolamento social, como o ‘hikikomori’, no qual adolescentes e adultos jovens se recusam a sair de casa e se engajar socialmente, optando, em vez disso, por ficar nos seus quartos jogando videogames.

Fonte: Revista Exame/AFP