Ministro Gilberto Carvalho se mostra preocupado com o mercado dos engenheiros

DSC08996
Participaram do seminário líderes de associações, sindicatos,ONGs e parlamentares.(Foto: Senge-CE)

ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, participou nesta terça-feira (6) do seminário “Diálogos Governo-Sociedade Civil: Copa 2014” em Fortaleza.

No encontro debateu com os movimentos sociais e representantes da sociedade os investimentos feitos em mobilidade urbana, portos e aeroportos, entre outros, a fim de esclarecer a população sobre as iniciativas e ações desenvolvidas para a Copa do Mundo. O governo tem promovido encontros com lideranças locais em cada uma das 12 cidades-sede do Mundial.

Durante o evento as dúvidas sobre a realização da Copa do Mundo Brasil FIFA 2014 foram respondidas pelo ministro Gilberto Carvalho e distribuída uma cartilha com dados sobre os investimentos públicos e privados feitos em áreas como segurança, mobilidade urbana, aeroportos, portos, telecomunicações, infraestrutura turística e instalações complementares.

Segundo Gilberto Carvalho, a realização da Copa vai gerar muitos legados para o país. “É uma transformação extraordinária, não são só aeroportos, mas várias avenidas e obras importantes, que ficarão nas cidades depois do evento”.

Minsitro_e_Thereza
A presidente do Senge-CE entregou uma série de documentos ao ministro sobre a resolução (Foto: Senge-CE)

Movimento contra a Aneel

Na oportunidade a presidente do Senge-CE, Thereza Neumann, foi recebida pelo ministro, onde ela apresentou a luta dos profissionais da engenharia contra a resolução nº 581/2013 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A resolução regula os serviços acessórios, passando o trabalho dos engenheiros para as concessionárias de energia elétrica.

Gilberto Carvalho se mostrou compreensível e preocupado com a situação que pode prejudicar o mercado dos engenheiros.

A Resolução define como serviços acessórios, denominados de complementares: elaboração de projeto, construção, expansão, operação, manutenção ou reforma de redes de distribuição de energia elétrica destinadas à regularização fundiária de interesse específico e ao atendimento dos empreendimentos de múltiplas unidades consumidoras não enquadrados no art. 47 da Resolução Normativa nº 414, de 9 de setembro de 2010; redes de energia elétrica destinadas ao acesso dos sistemas
de distribuição ou de transmissão; subestações de energia elétrica; instalações elétricas internas de unidades consumidoras; bancos de capacitores; padrões de entrada de unidades consumidoras atendidas em baixa tensão (residências, comércios e indústrias, agroindústria e outros); sistemas de medição
de energia elétrica; geradores, incluindo-se unidades de microgeração e minigeração distribuída e sistemas de iluminação pública; eficientização do consumo de energia elétrica e instalação de cogeração qualificada, desde que não enquadráveis nos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) ou de Eficiência Energética estabelecidos em lei.

A resolução completa está disponível  no site da Aneel.