Senge-CE realiza a doação de mais de 2 mil máscaras face shield em municípios cearenses

Foto_Sobral

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do  Ceará (Senge-CE), em parceria com o Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Ceará (IFCE), está doando mais de 2,2 mil máscaras para instituições que estão atuando no combate à pandemia de COVID-19 no Estado. Já foram beneficiadas a Santa Casa de Misericórdia de Sobral e a de Fortaleza, além da Prefeitura Municipal de Tauá e o Instituto Brasil Solidário.
“Muita gente acha que o Sindicato dos Engenheiros só deve fazer ações voltadas para a tecnologia, mas nós temos a sensibilidade de que Sindicato também precisa ter uma ação social”, explica a presidente do Senge-CE, Teodora Ximenes. Segundo ela, a pandemia de COVID-19 revelou uma situação social em que o Sindicato dos Engenheiros, que já realizava um conjunto de ações voltadas para a sociedade como um todo, agora decide intensificar essa atuação.
Essa visão também é compartilhada pelo Dr. Alfredo Firmeza, Diretor de Administração  e Finanças da entidade, que enfatiza: “O programa social é uma incumbência de toda e qualquer organização e o Senge-CE não se furta de participar e contribuir com essa obrigação que nos é imputada de forma tão natural”.
A presidente, Teodora, explica ainda que a parceria com o IFCE já vem desde o ano passado, com um projeto que convida professores e estudantes do Instituto Federal para dar formações gratuitas para a população das comunidades dos arredores do Senge-CE, como a Moura Brasil e o Poço da Draga. Chamado de Centro Vocacional Tecnológico (CVT), o programa teve de ser paralisado por causa dos decretos estaduais que colocaram o Ceará em isolamento social. O projeto deve voltar às atividades logo após o Governo autorizar as aulas presenciais.
Mas foi a partir dessa conjuntura que surgiu outra parceria, agora com a finalidade de construir máscaras do tipo face shield para contribuir no combate ao vírus e para a preservação de vidas. “Passamos a entregar o material necessário para fazer as máscaras e os professores e estudantes do IFCE confeccionaram 2,2 mil unidades para doarmos”, explica Teodora. O equipamento é feito de material plástico, o que, segundo os profissionais da saúde, aumentam a durabilidade das máscaras, já que elas podem ser higienizadas e reutilizadas.

Santa Casa de Misericórdia agradece ao Senge-CE

“Nós agradecemos muito pelo cuidado com os nossos profissionais e nossos pacientes”, disse a gerente de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Dra. Claudiana Morais, durante a entrega das máscaras face shield no dia 13 de agosto. Segundo ela, ações solidárias, como essa do Senge-CE, são de extrema importância, já que a Santa Casa necessita constantemente de Equipamentos de Proteção Individual, uma demanda que se intensificou ainda mais durante esta pandemia de COVID-19.
Segundo a Dra. Teodora Ximenes, presidente do Senge-CE, a instituição foi um dos espaços beneficiados com as doações por ser essencial no atendimento à população de Fortaleza, Região Metropolitana e de outros municípios do Estado. “Foi com o intuito de dar mais segurança para quem trabalha salvando vidas que o Sindicato dos Engenheiros abraçou essa causa social”, explica. “A ideia é, juntamente com os hospitais, trabalhar para facilitar o atendimento rápido e seguro às pessoas que contraíram a COVID-19”.
No último dia 24 de agosto, o Senge-CE recebeu um ofício de agradecimento da direção da Santa Casa de Misericórdia, em resposta à doação feita pelo Sindicato.