Senge-CE promove Debate Público no município de São Benedito

WhatsApp Image 2019-05-29 at 11.00.27

Na manhã dessa quarta-feira (29), aconteceu a primeira reunião do Debate Público PL 6299/2002. Engenheiros, estudantes e convidados estiveram reunidos na Câmara dos Vereadores de São Benedito para discutir a Lei dos agrotóxicos e propor alteração nos artigos. Esteve à frente das palestras a engenheira agrônoma Viviane Monte, que integra a equipe da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), e o engenheiro agrônomo José Tito Carneiro da Silva, que faz parte da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (ADAGRI).

Os agrotóxicos são substâncias químicas usadas na agricultura para defender a plantação de insetos, fungos, pragas e ervas daninhas. O Brasil está entre os países que mais consomem agrotóxicos no mundo e o uso desses produtos é uma atividade regulamentada e controlada pelo poder público federal. Defensores dos agrotóxicos alegam que eles são necessários para garantir o crescimento das lavouras e o aumento da produção de alimentos, mas o uso indiscriminado e a superexposição a eles no longo prazo podem provocar doenças e poluir o meio ambiente. As populações mais afetadas pelos agrotóxicos são os trabalhadores da agricultura, residentes em áreas rurais ou consumidores. Além disso, as práticas inadequadas de aplicação de agrotóxico, como a pulverização aérea, contaminam os cursos d’água, reservatórios e aquíferos.

O evento é realizado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) em parceria com o Confea/Crea/Mútua, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA) e a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (ADAGRI).

A proposta é estimular a sociedade e os segmentos envolvidos a se comprometerem e contribuírem nos debates acerca do PL 6299/2002, que tem como objetivo alterar a Lei 7.802/1989 e 99074/2000, modificando alguns artigos do sistema normativo de agrotóxicos no país, impactando diretamente no exercício profissional e na saúde pública.

A próxima edição do evento acontece no dia 13 de junho, em Limoeiro do Norte. (O evento) será na FAFIDAM.