SENGE-CE participa de capacitação do Comitê das bacias hidrográficas da região metropolitana de Fortaleza

Foto CBHRMFMaria do Socorro Moreira Araújo, diretora suplente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (SENGE-CE), participou da capacitação realizada no município de Beberibe, que teve como objetivo capacitar os membros do Comitê das bacias hidrográficas da região metropolitana de Fortaleza (CBH-RMF) onde o sindicato tem cadeira cativa. Foram comentadas questões relacionadas a operação dos recursos hídricos, legislação pertinente, participação social e pesca predatória.

Berthyer Peixoto, Gerente das Bacias Metropolitanas da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), iniciou a capacitação com palestra sobre “As Bacias Metropolitanas e sua Complexa Operação”. Na ocasião houve um momento de debates entre os participantes.

Ana Koelfat, analista em Gestão dos Recursos Hídricos da Companhia, fez uma apresentação abordando o Papel do Comitê dentro do Sistema de Gestão. Demerval Martins do IBAMA apresentou o tema: A Pesca no Ceará e a Piracema.

Márcia Caldas, Coordenadora do Núcleo de Gestão da Gerência Metropolitana – GEMET, falou da proposta do Decreto que regulamenta o Funcionamento dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Em seguida, aconteceram discussões em grupo onde foram abordadas as falhas de funcionamento dos comitês, aspectos que motivariam os representantes a participarem e estratégias para melhorar o desempenho do CBH-RMF. Um relatório da capacitação será elaborado pelo Núcleo de Gestão e divulgado a todos os membros do CBH-RMF.

A Capacitação foi bastante proveitosa para avaliação e novos desafios do Comitê CBH-RMF. Estiveram presentes representantes do Comitê de várias instituições: CAGECE, Associação Cearense de Aquicultores (ACEAQ), Aracoiaba Pescados, Comitê Agrícola de Cachoeira, Defesa Civil, IBAMA, Sucos Jandaia, Norsa Refrigerantes, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pindoretama (SAAE), Schincariol, Prefeitura de  Aquiraz,Prefeitura de Acarape, Prefeitura de Barreiras, Prefeitura de Beberibe, Prefeitura de Fortaleza, Prefeitura de Itaitinga, Núcleo de Iniciativas Comunitárias de Barreiras (NIC), Sindicato dos Engenheiros do Estado do Ceará (SENGE), Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Barreiras, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caucaia, Grupo de Interesse Ambiental (GIA) e Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-Brasileira (UNILAB).