Senge-CE oferece cursos no mês de dezembro

WhatsApp Image 2021-01-25 at 13.59.05

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará Senge-CE promoveu, no mês de dezembro, dois cursos para os sindicalizados e demais interessados em desenvolver mais habilidades em suas funções de trabalho, sempre com foco na área da engenharia. Em parceria com a Geodata Engenharia, foi realizado o curso de Topografia com Drones. Dentre as diversas ciências existentes na engenharia, a Fotogrametria Digital utilizando imagens capturadas por drones tomou o seu espaço para complementar e automatizar a topografia no campo e em escritório.

“O Senge Ceará está sempre inovando na busca por novidades. Os cursos oferecidos têm o objetivo de capacitar o aluno por meio de conhecimentos técnicos e científicos, além da prática operacional em equipamentos e softwares modernos, para ingressar no mercado de forma profissional. Além de oferecer os cursos, fizemos o sorteio de bolsas de 100% para os nossos sindicalizados”, ressalta Teodora Ximenes, presidente do Senge-CE.

Os drones possuem câmeras com finalidade de obter imagens aéreas que são capazes de gerar dados topográficos com mais detalhes e rapidez se comparados aos levantamentos realizados de forma tradicional, como estações totais ou receptores GPS RTK.

Dependendo do projeto, um drone pode realizar em poucas horas um trabalho que poderia demorar dias com equipamentos convencionais. Além disso, o drone entrega a imagem completa, enquanto a topografia geralmente fornece pontos, linhas e polígonos. Por outro lado, equipamentos convencionais são imprescindíveis para executar algumas tarefas que não podem ser executadas com drones com sensores ópticos, como levantar pontos abaixo da vegetação. Técnicas tradicionais também são usadas para coletar as coordenadas em campo de pontos de apoio e de controle, usados no processamento das imagens coletadas com drones.

Outro curso oferecido pelo Senge-CE, em parceria com o Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC), e que teve início no último dezembro, foi o MBA em Plataforma BIM. Com a evolução das ferramentas tecnológicas, podemos afirmar, nos dias atuais, que a implementação BIM (Building Information Modeling) representa uma evolução dos processos convencionais (CAD), nas práticas de concepção, produção, gestão, entrega de projetos arquitetônicos e execução de obras, como também uma revolução, tanto no mercado como no ensino e práticas de engenharia e arquitetura.

“Por meio de um corpo docente atuante no mercado, o MBA em Plataforma BIM proporciona ao aluno acesso às ferramentas e às técnicas mais modernas do mercado da construção civil, a partir da apresentação conceitual dos fundamentos teóricos aliados às aulas práticas com utilização de softwares. Nossa parceria com o Senge-CE vem de longas datas. Estamos juntos nesse processo de levar qualificação aos profissionais há mais de 10 anos e consideramos uma parceria de sucesso. O Senge sempre mostrou – pela sua presidência e diretoria – uma visão de colocar o associado em primeiro lugar e de tornar seu público cada vez mais capacitado para o mercado de trabalho que é tão concorrido”, finaliza Anderson Maciel, gerente comercial do INBEC.