close
Notícias

Senge-CE apoia o mês de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

WhatsApp Image 2020-12-14 at 17.34.45

Desde 2003, todos os meses de novembro são designados para a conscientização da população masculina sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Com início na Austrália, a data logo se espalhou com campanhas por todo o mundo. Além disso, as ações durante o mês buscam estimular os hábitos masculinos a ter mais atenção à saúde como um todo. O Sindicato dos Engenheiros do Estado do Ceará (Senge-CE) apoia o “Novembro Azul”.

Cinco anos após a sua criação, o Novembro Azul chegou ao Brasil, em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia. Assim como no Outubro Rosa, muitos lugares iluminam seus espaços, desta vez com a cor azul, e fazem ações voltadas ao movimento, divulgando detalhes sobre a doença e deixando clara a importância de se cuidar, prevenir e diagnosticar o câncer.

Estima-se que um a cada seis homens desenvolverá o câncer de próstata, especialmente os adultos acima de 50 anos, já que ela está relacionada com o envelhecimento masculino. Dessa forma, é indicado que todo homem a partir dessa idade faça consultas regularmente e realize o exame de toque retal, que indica alterações na glândula (endurecimento ou nódulos), além de um exame de sangue, a dosagem do PSA. Histórico familiar de câncer de próstata e obesidade são fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

A próstata é uma parte do sistema reprodutor masculino que produz um líquido para transportar os espermatozoides, produzidos nos testículos e levados até a vesícula seminal. Em conjunto com as secreções das vesículas seminais e das glândulas periuretrais, formam o sêmen, expelido durante a ejaculação. Quando ocorre malignização das células da próstata, elas se multiplicam de forma descontrolada, formando tumores cancerígenos.

Não tenha vergonha, medo ou receio de procurar ajuda. Nenhum tipo de apoio deve ser visto com constrangimento. Por que não aproveitar o Novembro Azul para dar o primeiro passo em busca de uma saúde melhor? Cuide-se!

Assessoria de comunicação

O Autor Assessoria de comunicação

A Inove Comunicação tem know-how na divulgação de eventos nacionais e internacionais e tem como missão dar, a cada cliente, visibilidade na mídia, consolidando a marca no mercado e perante a opinião pública.