Debate público sobre agrotóxicos é pauta em Reunião do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) e Secretário do Meio Ambiente, Arthur Bruno.

WhatsApp Image 2019-05-09 at 11.26.22

Para tratar sobre as mudanças propostas na Lei dos Agrotóxicos, diretores do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) se reuniram na manhã da última quinta-feira (09), com o secretário do meio ambiente do Estado do Ceará (Sema), Arthur Bruno, na sede do órgão. Participaram do encontro a presidente do Senge-CE, engenheira civil Teodora Ximenes, a vice-presidente da entidade, engenheira civil Ângela Fechine, o diretor administrativo e de finanças do Senge-CE o engenheiro mecânico José Alfredo Firmeza de Sousa e o membro do conselho fiscal, engenheiro agrônomo Francisco de Assis Bezerra Leite.

Entre os assuntos discutidos na reunião, os detalhes da parceria entre as entidades no debate público do projeto de lei n 6.299/2002, que visa a alteração dos artigos 3° e 9° da Lei dos Agrotóxicos (n 7.802/89). Arthur Bruno destacou que o Brasil é o país do agronegócio, tendo a quarta maior produção agrícola do mundo. Para ele, daqui a alguns anos seremos o número um, devido a grande produtividade e excelência de profissionais. O titular da Sema destacou ainda a importância de promover um debate sobre os agrotóxicos e esclarecer questões como a forma correta de usar, os perigos que ele traz e a segurança que se precisa ter para utilizar os produtos.

Segundo a engenheira agrônoma Viviane Gomes, coordenadora de desenvolvimento sustentável da Sema, “o Senge é o promotor do debate” e conta com a participação e parceria da Secretaria , “órgão que conduz a Política Estadual de Agrotóxico”.

O Senge vai levar o debate sobre o assunto para várias regiões do Ceará, como os municípios de Juazeiro do Norte, Limoeiro, São Benedito e Fortaleza, durante os meses de maio, junho e julho. Os principais objetivos desse debate serão:

. Promover discussão com a participação de profissionais da Agronomia; representantes de fabricantes e revendas de agrotóxicos; representantes de entidades de classe e de instituições de ensino da área da Agronomia; parlamentares e autoridades públicas – municipais estaduais e federais e representantes de segmentos da sociedade civil interessados com o tema em um debate amplo;

. Coletar subsídios de mudanças ou aprimoramento da nova Lei de Agrotóxicos a partir das discussões com vistas à elaboração de propostas para o Congresso Nacional;

. Estimular a participação dos diversos segmentos sociais e profissionais do Sistema Confea/Crea/Mútua nas discussões nacionais acerca de Projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional de interesse do Sistema e da sociedade;

. Elaborar um Relatório Circunstanciado contendo todas as propostas discutidas e aprovadas pelos atores participantes nos diversos eventos, com vistas a fornecer subsídios para as ações parlamentares e institucionais do Confea perante o Congresso Nacional.

A presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE), engenheira civil Teodora Ximenes, destaca o apoio do Governo do Estado do Ceará e anuncia que o encerramento deste grande evento será no dia 12 de Julho, no Parque do Cocó, com a presença de um grande número de pessoas ligadas ao meio ambiente.  Em nome do Senge- CE, a presidente convida ainda, todas as autoridades constituídas como senadores, deputados e vereadores para tratar desse tema que é importante para o Brasil e que tem o Ceará como estado que está fomentando a discussão.