2019-05-16 at 10.28.39
Na noite dessa quarta-feira (15), o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) realizou a primeira das três palestras que estão marcadas para o mês de maio. O tema da noite foi “reforma da previdência” e o objetivo era esclarecer as dúvidas envoltas nesse assunto.
Na chegada dos participantes o clima era de bastante entusiasmo, visto que a reforma da previdência tem sido o assunto mais discutido nas últimas semanas. O palestrante, advogado Rafael Castelo Branco, parabenizou a entidade pela proposta de esclarecer a reforma: “Tenho viajado por vários estados do País e vejo uma conjuntura que necessita de maior atenção, pois o que se tem discutido sobre a reforma é importante porque tem repercussão nas gerações futuras”.
O Advogado Vianey Martins, outro palestrante da noite, também ressaltou a notoriedade do tema: “Houve reformas em todos os governos anteriores, porém a que está sendo proposta agora é muito profunda porque mexe na espinha dorsal do nosso sistema, que é hoje um sistema de repartição, sendo que o governo quer implantar um sistema de capitalização”. Vianey explica ainda que todas as gerações precisam entender o impacto dessa mudança, pois elas não terão  garantia da aposentadoria coletiva como é hoje, mas sim um regime de poupança individual.
 Entre os participantes dessa noite de aprendizado, engenheiro eletricista e ex-presidente do CREA-CE, Salvador da Rocha, ressaltou que conhecer as medidas propostas na reforma é essencial para a categoria dos engenheiros.
A presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE), engenheira civil Teodora Ximenes, explica que a ideia da entidade é aproximar os profissionais da engenharia, por isso, há uma disposição do Senge-CE  em gerar essa série de debates, treinamento, e reciclagens  com temas atuais até o fim do triênio de 2022.
No dia 22 de maio, será discutida a reforma trabalhista, que terá como palestrante o advogado Vianey Martins. Para se inscrever, basta acessar o link: