close
Meio Ambiente

Queimadas no País têm crescimento de 27% em 2015, segundo INPE

no thumb

As queimadas aumagencia brasil - queimadasentaram 27,5% em todo o país, passando de 184 mil focos em 2014 para aproximadamente 235 mil no ano passado, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Segundo a série histórica, iniciada em 1999, o resultado perde apenas para o número de queimadas registradas em 2010 (249 mil focos).

Os incêndios florestais em 2015, detectados por meio de satélite, predominaram no período menos chuvoso, entre agosto e dezembro. Em agosto, ocorreram 39 mil queimadas; em setembro, foram 72 mil; em outubro, foram registrados 50 mil focos; em novembro, ocorreram 27 mil queimadas; e em dezembro, foram 18 mil focos.

Entre os meses menos críticos, estão janeiro (4 mil focos), junho (5 mil incêndios) e julho (8 mil queimadas). Os meses de fevereiro, março, abril e maio registraram cerca de 2 mil queimadas cada.

Estados

O estado com maior ocorrência de queimadas foi o Pará, que teve mais de 44 mil registros em 2015, um crescimento de cerca de 8 mil focos em relação a 2014. O segundo colocado foi Mato Grosso, com 32 mil incêndios florestais, alta de 4 mil focos na comparação com o ano anterior.

Ceará

No Ceará, segundo dados do Programa Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna), que faz o monitoramento das queimadas no Estado em parceria com o Corpo de Bombeiros e com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os focos de queimadas têm aumentado em decorrência dos anos de seca consecutivos.

Até 4 de dezembro do ano passado, o programa contabilizou 6.186 focos, o que representa crescimento de pelo menos 36,9% em relação ao ano de 2014.

 

Com informações da Agência Brasil e da Funceme

Tags : FocosIncêndioINPEParáQueimadas
Comunicação

O Autor Comunicação

Deixe um Comentário