close
Notícias

Profissional da Engenharia constrói em tempo recorde Hospital Campanha em Fortaleza

WhatsApp Image 2020-04-16 at 08.53.34

A Unimed Fortaleza montou um hospital de campanha com 44 leitos de internação ou medicação. O projeto que faz parte de um plano de contingência para dar suporte aos pacientes que serão internados com coronavírus foi um desafio para a engenheira civil formada pela UFC e associada ao Senge-CE, Renata Porto, que coordenou toda a equipe da obra. Ela compartilhou detalhes do projeto, composto por 4 estruturas e com 720 metros quadrados, montado no estacionamento do Hospital, na Avenida Visconde do Rio Branco.

A Obra teve a parte estrutural montada em 5 dias sob a coordenação da engenheira civil Renata Porto.

Renata contou com o trabalho de um arquiteto e de uma grande equipe operacional. Ela explicou como a estrutura provisória foi montada. “A obra foi estruturada como um LEGO, onde temos as peças e vamos encaixando-as de acordo com a necessidade do projeto, seguindo normas contemplando os vãos e as cargas orientadas pelo fabricante”, detalhou a engenheira. O material da estrutura principal é de alumínio e priorizamos fechar a estrutura com peças laváveis para facilitar a higienização. O projeto teve piso elevado, tenda, estruturas das divisórias das camas, balcões de apoio, estruturas hidráulicas e elétricas para todos os 44 leitos e as duas salas de triagem. O espaço físico pode vir a ser ampliado se necessário.

Renata e sua equipe conseguiram concluir a obra em tempo recorde. “Foi desafiador, mas buscamos agilizar para a segurança dos nossos funcionários e para entregarmos a tempo de os usuários serem atendidos. O projeto foi desenvolvido em dois dias após a solicitação da Unimed. Executamos a parte estrutural em 5 dias e trabalhamos em alguns dias a mais por conta de demandas extras”.

A engenheira destaca que sua equipe está preparada para a criação de outros hospitais de campanha e revela que é possível desenvolver o projeto em qualquer terreno, sem precisar modificá-los previamente. “Com o nosso material eu consigo adequar. A fixação da estrutura , como não posso ter uma fundação, é feita através de instalações fixas ou no solo. Se for gramado ou com bobonas de água de 1 mil litros, respeitando as normativas do fabricante”, detalhou Renata.

O trabalho de engenheiros como a Renata revela o quanto a Engenharia é fundamental para dar suporte aos profissionais que atuam na área da saúde, garantindo medidas de responsabilidade que asseguram o cuidado e assistência aos pacientes.

Assessoria de comunicação

O Autor Assessoria de comunicação

A Inove Comunicação tem know-how na divulgação de eventos nacionais e internacionais e tem como missão dar, a cada cliente, visibilidade na mídia, consolidando a marca no mercado e perante a opinião pública.

Deixe um Comentário