Presidente do CREA-CE quebra regimento interno e indica Vice- Presidente.

24012020

Na primeira plenária do ano, realizada na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Crea (Crea-CE) na noite da última quinta-feira, 23, o presidente do Crea-CE, Emanuel Maia Mota, indicou o engenheiro civil Fernando Antônio Von Paumgartten de Galiza para a vice-presidência da entidade Logo após a indicação, houve a homologação sem consulta aos conselheiros. A atitude do presidente foi fortemente criticada pelos presentes na plenária e pela presidente do Sindicato do Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE), Teodora Ximenes.

“O presidente do Crea-CE desrespeitou o Regimento Interno e ignorou a consulta aos conselheiros, que devem ser considerados autoridade máxima no Crea-CE. “Ontem aconteceu um dos maiores absurdos na Engenharia do estado do Ceará. O presidente do Crea-CE, teve absoluta falta de respeito com a plenária, e com todos os profissionais do sistema, de uma forma autoritária e unilateral rasgou o regimento”, disse Teodora Ximenes. Ela explica que Emanuel Maia Mota deveria ter colocado a homologação do nome do vice-presidente para votação, mas ele não o fez e não acatou nada que os conselheiros propuseram em plenária.

Teodora Ximenes explicou ainda que o nome indicado pelo presidente não satisfaz as expectativas da classe. “É um profissional que chegou agora no Senge-CE, no Crea-CE, que assumiu ontem como conselheiro, que não conhece a sistemática dos trabalhos, mas que em breve assumirá como presidente representando a todos os profissionais. Ele indicou uma pessoa que não tinha tomado posse ainda como conselheiro. Não concordamos”, disse.

A presidente do Senge-CE também critica a eleição da diretoria, escolhida mesmo sem formação de chapas e as escolhas de coordenador de câmara e de comissões não aconteceu por falta de quórum. “Tudo aconteceu sem o respeito ao organograma e ao regimento interno. Dessa forma, a plenária foi toda prejudicada”, finalizou.

Durante a posse dos conselheiros, o presidente do Crea-CE, ainda resistiu em empossar o engenheiro eletricista João dos Santos Filho, que havia sido eleito por votação da classe de profissionais. Ele assumiu o cargo através de liminar da justiça.

A primeira reunião ordinária de 2020 também marcou a posse dos seguintes conselheiros:

Titular – Engenheira Civil Ana Maria Ximenes de Menezes

Suplente – Engenheiro Mecânico Ávila Ferreira Lisboa Júnior

Titular – Engenheira Civil Teodora Ximenes da Silveira
Suplente – Engenheiro Civil Cristiano Freitas Mamede

Titular – Engenheiro Eletricista João dos Santos Filho (Liminar da Justiça)
Suplente – Engenheiro Eletricista Rodrigo Marques Pedrosa