Sindicato

Presidente do Senge-CE recebe homenagem do “Dia do Engenheiro” na AL

11233165_1105376876147886_3248659338434054781_n
!2 engenheiros foram homenageados (Foto: Divulgação)

O Dia do Engenheiro, comemorado no dia 11 de dezembro, foi celebrado durante sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (21/12), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará. A presidente do Senge-CE, Thereza Neumann, foi uma das agraciadas com a homenagem.

O autor do requerimento, deputado Odilon Aguiar (Pros), ressaltou a importância da profissão. Segundo Odilon, a profissão vai bem além do papel de construtor de obras, pois “o engenheiro é um construtor de sonhos e um idealista por natureza. E, em se tratando de Ceará, esse profissional demonstra ainda mais empenho e vocação por superar dificuldades seculares e históricas”.

Thereza Neumann destacou em sua fala a importância do reconhecimento dos profissionais da engenharia. “O engenheiro é peça fundamental para qualquer trabalho que venha ser realizado na construção, saúde, meio ambiente, transporte e demais áreas. Ter esse encontro é valoroso”.

10334304_1105376622814578_265213598570136891_n
Presidente do Senge-CE recebendo placa das mãos do vereador Acrísio Sena (Foto: Divulgação)

Odilon Aguiar lembrou os desafios da profissão no Ceará, como “buscar soluções para o abastecimento de água, desbravar o sertão com a construção de estradas e ferrovias, conciliar meio ambiente e tecnologia, gerar energia, construir moradias e, sobretudo, encontrar o desenvolvimento em meio às adversidades”.

O governador do Estado, Camilo Santana, e o ex-governador Cid Gomes foram homenageados durante o evento. Os dois gestores foram representados pelo secretário de Movimentos Sociais do Estado, Acrísio Sena. Camilo Santana é formado em engenharia agrária pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Já Cid Gomes é formado em engenharia civil pela mesma instituição.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), Victor Cesar da Frota Pinto, agradeceu a homenagem e afirmou que os homenageados contribuíram para o desenvolvimento do Ceará. “A Casa reconhece o compromisso que a classe tem com todos os cearenses. Esses homenageados representaram e representam muito para engenharia do nosso Estado. Por tudo que fizeram, na área pública ou privada, nosso muito obrigado”, disse.

Receberam placas comemorativas o presidente do Crea-CE, Victor Cesar da Frota Pinto; e os engenheiros Vicente Cavalcante Fialho, Thereza Neumann Santos, Luiz Gonzaga Nogueira Marques, Lauro Vinha Lopes, Luiz Ary Romcy, José Rego Filho, José Oswaldo Pontes, Francisco Suetônio Bastos Mota e André Montenegro Holanda.

A profissão de engenheiro foi regulamentada no Brasil através do decreto no 23.569, de 11 de dezembro de 1933, sendo fiscalizada pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura (Crea), subordinados ao Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea).

Os também compareceram ao evento o vice-prefeito de Tauá, Cesar Rego, além de engenheiros, estudantes e familiares dos homenageados

Tags : engenheiroplenariosengece