close
no thumb
Fortaleza é a sexta capital brasileira e a primeira do Nordeste a oferecer a consulta
Fortaleza é a primeira do Nordeste a oferecer a consulta (Foto: Divulgação)

Uma parceria entre Prefeitura e a multinacional de serviços online Google, garantiu o desenvolvimento da versão local do Google Transit, um recurso do Google Maps que auxilia usuários a obterem melhores itinerários para um determinado trajeto baseado em informações pré-definidas pelos órgãos públicos responsáveis pelo transporte urbano.

Fortaleza é a sexta capital brasileira e a primeira do Nordeste a oferecer a consulta, que é o serviço de localização mais usado no País. O Google Transit terá os dados passando por constantes atualizações, garantindo mais confiabilidade pra o usuário. Há dados sobre linhas, rotas, horários de partida e chegada, quantidade de paradas, distâncias e valor da tarifa, que podem ser consultados diretamente no Google Maps (www.google.com.br/maps) ou no link que será disponibilizado no site da Prefeitura de Fortaleza a partir de quinta (www.fortaleza.ce.gov.br).

O prefeito Roberto Claudio participa da coletiva de imprensa que vai explicar sobre o serviço e esclarecer possíveis questões sobre a parceria. Também estarão presentes à coletiva o presidente em exercício da Etufor, Antônio Ferreira, além do diretor de Parcerias do Google Brasil, Alessandro Germano, e da Gerente de Relações Governamentais, Mariana Macario.

O Google Transporte Público dá instruções sobre como percorrer um trajeto, informa o tempo estimado para completar um percurso, mostra, por exemplo, até qual ponto de ônibus o usuário deve andar, qual coletivo pegar e onde descer para chegar ao destino. E quando houver mais de uma alternativa de percurso, a ferramenta mostrará as melhores rotas, levando em conta o tempo de viagem para o usuário.

O sistema de transporte público de Fortaleza conta com 296 linhas, 579 itinerários e 4.807 paradas de ônibus, com uma frota diária de 1.812 veículos circulando na cidade. Toda essa estrutura transporta aproximadamente 1 milhão de passageiros que utilizam diariamente o transporte público. “Diante da dimensão do serviço de transporte público da capital, esse será um excelente alternativa para o fortalezense que utiliza ônibus, mas também para os turistas que estão em Fortaleza, especialmente para o período da Copa do Mundo de 2014. Os turistas estrangeiros poderão usar a ferramenta em sua língua nativa e acessar as informações com a mesma facilidade que os brasileiros”, afirma o Prefeito Roberto Cláudio.

Para disseminar ainda mais o serviço no Brasil, a multinacional pretende desenvolver o Google Transit em todas as cidades sedes do mundial de 2014. Hoje o Google Maps oferece esse serviço em mais de 800 cidades do mundo todo e é sem dúvida um facilitador. “É um grande prazer para o Google lançar em Fortaleza um serviço tão útil para a população como o Google Transit. Sem dúvida é um facilitador para o usuário de transporte público, que pode contar com informações precisas sobre linhas de ônibus e escolher qual a melhor opção para chegar a seu destino”, afirma Alessandro Germano, Diretor de Novos Negócios do Google Brasil.

Serviço:
Lançamento do Google Transit em Fortaleza

Local: Auditório do Paço Municipal
Dia: 09 de janeiro de 2014
Horário: 10 horas

Tags : FortalezaGoogle TransitWorld Cup 2014
Comunicação

O Autor Comunicação

Deixe um Comentário