SENGE 0807

Nos dias 14, 15 e 16 de junho aconteceu, em Fortaleza, o 1º Startup Weekend com a temática de sustentabilidade. O evento, que aconteceu em mais 19 cidades do mundo ao mesmo tempo, reuniu diversos empreendedores com vistas a fomentar o desenvolvimento regional.

Na edição de Fortaleza, a Econtainer foi a grande vencedora. Sendo uma startup surgiu a partir da necessidade de dois grandes problemas que os pequenos e médios produtores agrícolas sofrem no Brasil: a instabilidade climática e a logística de seus produtos para o consumidor final.

A solução criada pela empresa foi realizar uma logística reversa, trazendo ganhos ambientais com a reutilização de containers. A partir de uma Unidade Móvel de Produção Agrícola (UMPA). Com inovação tecnológica, o pequeno e médio produtor terá sua produção orgânica local sustentável, independente de sazonalidade e um desenvolvimento econômico muito maior, podendo assim plantar o que quiser, e onde quiser.

A porposta do evento é promover um modelo de negócio que resolva problemas de cunho ambiental e social. As 20 equipes selecionadas irão receber mentoria de uma das maiores incubadoras sociais do mundo, a Carbone 4, bem como poderão ser selecionadas para apresentar o projeto em Paris, em um dos maiores eventos de empreendedorismo do planeta, o Changenow Summit 2020.

A Econtainer está disputando uma votação aberta com as outras empresas selecionadas para a fase internacional do Global Startup Weekend Sustainable Revolution. Para votar basta encontrar a iniciativa cearense no site do projeto.

Fonte: CRA-CE