close
Notícias

Poço jorrante em Messejana é descoberto em meio à crise hídrica no Ceará

no thumb
poco
FOTO: REPRODUÇÃO

Em busca de soluções à crise hídrica no Ceará, poços profundos são perfurados, e a prática não se restringe ao interior. Em Messejana, bairro da Capital, foi descoberto um poço de alta produtividade no último dia 2. O aquífero teria grande potencial de exploração pela boa qualidade da água e por estar a aproximadamente 62 metros de profundidade. O tipo, conhecido tecnicamente como jorrante por pressão e vazão altas, é raro no Ceará. 

Aldenor Pontes, geólogo e professor do departamento de Construção Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), encontrou o poço, de vazão estimada por ele em 100 mil litros de água por hora (o suficiente para abastecer uma comunidade com até 20 mil habitantes). 

“Seria um alívio ao abastecimento de água daquela região”, afirma Aldenor, ressaltando que o cálculo é ainda uma suposição. O geólogo frisa a necessidade de um estudo aprofundado sobre a “extensão, formação e capacidade produtiva” do aquífero.

Também em Messejana, outro poço de alta potência já havia sido encontrado, porém não jorrante e com vazão menor, de 50 mil litros/hora em média, diz o geólogo. 

Em Tauá, município da região Centro Sul cearense, um poço jorrante havia sido descoberto em março de 2015. O reservatório, chamado pelos moradores de “milagroso”, tinha vazão estimada à época em 40 mil litros/hora. No distrito de Santa Tereza, zona rural do município, o achado veio com a perfuração artesiana de um poço de 100 metros de profundidade, custeada pela comunidade local.

O POVO Online tentou contato com a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado na noite desta quarta-feira, 10, para obter posicionamento oficial sobre o poço jorrante de Messejana, mas não teve as ligações atendidas.

Fonte: O Povo

Comunicação

O Autor Comunicação

Deixe um Comentário