close
no thumb

Localizadas em locais bastante movimentados, as praças modeladas pelo paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994) já representam paisagens comuns aos recifenses que, por vezes, mal param para reparar nas belezes destes espaços públicos. Ao todo, são 18 praças e jardins espalhados pela capital que contam com ilustre assinatura, cada uma com um tema regionalista característico das diferentes regiões do país. Entre estas estão as praças de Casa Forte, do Derby e da República, além do jardim do Palácio das Princesas. Para homenagear este paulistano que deixou no Recife grandes traços, serão realizados passeios e palestras.

Nos próximos dois sábados, haverá tours pelas principais praças. Serão 48 vagas cada dia, com direito a acompanhamento de guias turísticos. O passeio é gratuito e quem quiser participar deve levar um quilo de alimento não perecível que será doado para uma instituição de caridade. As inscrições para o passeio do sábado devem ser feitas hoje ás 8h para o telefone: 3355-8605.

O projeto está sendo organizado pela Secretaria de Turismo do Recife e faz parte da programação da Semana de Burle Marx. “A intenção é justamente homenagear a figura pública que ele foi por meio da criação desse novo roteiro. Inclusive, este novo passeio ficará pernamente na programação turística da cidade”, comentou a gerente de desenvolvimento turístico da Secretaria de Turismo, Daniela Alecrim. O passeio irá culminar com a exibição do filme O poeta dos Jardins, os jardins do poeta, que será exibido no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas.

Em um momento no qual a cidade do Recife está carente de áreas verdes e de espaços públicos de lazer, as praças projetadas por Burle Marx adquirem uma importância impar na vida dos cidadãos. É o que explica a presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Vitória Régia de Andrade: “Burle Marx viveu em uma época de redescoberta da importância da região Nordeste para o Brasil e das diversas regiões. Conhecer as praças e jardins feitos por ele é conhecer um pouco de todas as vegetações presentes no país”, ressaltou.

Além dos passeios pelas obras, também serão realizados circuitos de sensibilização turística durante toda a semana, que vai de dias 3 a 10 de agosto. No domingo, a programação vai começar na Praça de Casa Forte com oficinas infantis de bonsai e o espetáculo, também voltado para o público infantil, “O baú encantado de Burle Marx”. Na segunda, a grade seguirá com uma homenagem solene na Câmara de Vereadores, às 15h, e na terça-feira uma palestra de Sônia Berjnam irá debater sobre “Os Jardins de Burle Marx no Nordeste do Brasil”. Na quarta-feira, haverá mesa-redonda com o tema “Burle Marx e o momento cultural recifense na década de 1930: bairro do Derby e as mudanças”. 

semana
Assessoria de comunicação

O Autor Assessoria de comunicação

A Inove Comunicação tem know-how na divulgação de eventos nacionais e internacionais e tem como missão dar, a cada cliente, visibilidade na mídia, consolidando a marca no mercado e perante a opinião pública.

Deixe um Comentário