Palestra sobre ‘Georreferrenciamento com drones’ marca início da Semana do Estudante no Senge-CE

WhatsApp Image 2021-08-11 at 17.55.51

A ‘Semana do Estudante – Tardes de conhecimento’ começou a todo vapor na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE). Ministrada pelo Engenheiro Civil e sócio da Geodata Engenharia Paulo Henriques de Lavor, a palestra sobre Georreferenciamento com drones proporcionou aos estudantes o panorama mais atualizado sobre as demandas tecnológicas exigidas pelo mercado de trabalho.

“A previsão é que os participantes possam gerar produtos da engenharia para topografia, saber o relevo do terreno, gerar curva de nível, produtos cartográficos suficientes para soluções em engenharia, conseguimos fazer análises mais rápidas já que estaremos usando drones com imagens atualizadas, do dia, com uma maior resolução, proporcionando uma análise mais assertiva”, pontua Paulo Henriques.

A tecnologia já é utilizada por setores de referência no Ceará e no Brasil, como grandes empresas de engenharia e órgãos públicos, mas, apesar de já ser exigido, ainda não é uma realidade na grade curricular da maioria das universidades.

“Isso ainda não é realidade dentro das universidades, mas as grandes obras de engenharia e órgãos públicos já estão se adaptando a essas técnicas, como por exemplo a Prefeitura de Fortaleza, Enel, Cagece, Cogerh, Polícia Federal e diversos setores e empresas particulares, com obras de grande porte”, exemplifica.

Para a presidente do Senge-CE, Teodora Ximenes, é fundamental aproximar os estudantes do sindicato, proporcionando opções de capacitação que os preparem para a prática do mercado de trabalho.

“O Senge-CE é mais que uma instituição de classe, que luta e garante os direitos de seus representados, é também uma ótima oportunidade para quem quer ser mais capacitado, se atualizar de acordo com o que está sendo cobrado fora da sala de aula, com referências em seus segmentos”, pontua.