Palestra no Senge-CE apresenta o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Ceará

WhatsApp Image 2020-12-14 at 17.10.04 (2)

Neste mês de novembro, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) promoveu a palestra “Parque Tecnológico da Universidade Federal do Ceará” com o diretor do Parque Tecnológico (Partec), Fernando Ribeiro de Melo Nunes.

Segundo Fernando, o espaço é um centro de referência para que estudos possam ser aprimorados. “Há ideias excelentes desenvolvidas em dissertações e teses que precisam sair das prateleiras. Uma das propostas do plano de trabalho consiste justamente em fazer o levantamento dessas produções e analisar o que pode gerar negócio para ver se os autores podem ser estimulados a transformar seus trabalhos em empreendimentos”, enfatiza.

Na palestra, Fernando apresentou o Parque Tecnológico da UFC, um órgão suplementar da Universidade Federal do Ceará, vinculado à Reitoria, que visa ser uma ponte entre as empresas e a Universidade, estimulando e facilitando investimentos em inovação tecnológica. O Partec está localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em uma área total de 229.301,90 metros quadrados. No local são ofertados espaços compartilhados para instalação de empresas de base tecnológica, laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), startups, incubação de empresas e ambientes de fomento ao desenvolvimento do empreendedorismo e inovação.

Fernando tem graduação em Engenharia Mecânica pela UFC, mestrado em Engenharia Industrial pela Mississippi State University, mestrado em Gestão e Logística pela Université de la Méditerranée Aix-Marseille II e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), diretor-geral do Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (IPDI), superintendente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) e diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-CE), sendo responsável pela implantação do Instituto Senai de Tecnologia em Eletrometalmecânica, do Instituto Senai de Tecnologia em Energias Renováveis e do Instituto Senai de Inovação em Tecnologias Construtivas, com ênfase em construção civil.