close
Eventos

Palestra da FIEC destaca ações dos órgãos de pesquisa na prevenção de desastres ambientais

no thumb
Fotos produzidas pelo Senado
Distrito de Bento Rodrigues foi invadido por um tsunami de lama. (Foto: Rogério Alves/Ag. Senado)

A contribuição da experiência dos organismos de pesquisa da União Europeia para o estudo do desastre na região de Mariana (MG) é o tema de uma palestra com o professor Henrique Garcia Pereira. A palestra acontece nesta segunda (7), às 14h30min, no auditório Luiz Esteves, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A entrada é gratuita e direcionada a profissionais da área tecnológica.

O palestrante é membro do Instituto Técnico da Universidade de Lisboa, e atualmente é professor visitante do departamento de geologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em sua palestra, Henrique Garcia vai mostrar exemplos de técnicas e pesquisas utilizadas em trabalhos que receberam o apoio da União Europeia na prevenção de desastres ambientais. O monitoramento de barragens e minimização de efeitos nocivos serão alguns dos pontos abordados.

A palestra tem o apoio da Associação Profissional dos Geólogos do Ceará (APG-CE), da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE).

Tema foi debatido no rádio
A prevenção de desastres ambientais foi o assunto do programa Tecnologia no Dia a Dia da última quarta (2). Especialistas em geologia debateram e esclareceram questões como rompimento de barragens, lei de barragens nacional, fiscalização e técnicas de monitoramento no programa, que vai ao ar todas as quartas, a partir das 15h, pela Rádio O Povo/CBN (FM 95.5 e AM 1010).

O programa recebeu os professores Francisco Chagas Filho e Anderson Borghetti. Ouça aqui.

Tags : BarragensDesastreFIECMarianaPalestraUFC
Comunicação

O Autor Comunicação

Deixe um Comentário