close
Notícias

Outubro Rosa – O autocuidado ainda é a melhor prevenção ao câncer de mama

Senge_16102020

O mês de outubro entrou para o calendário oficial como o mês de alusão à prevenção ao câncer de mama. Responsável pela maior taxa de mortalidade das mulheres em comparação a outros tipos de cânceres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), neste ano a marca de diagnósticos da doença ultrapassou 66 mil novos casos.
Segundo o Ministério da Saúde, em 2018, 734 mulheres faleceram por causa da doença no Ceará. Já em 2019, em Fortaleza o número de óbitos ficou na marca de 284, seguido por Caucaia, com 38. E é sabendo desses índices que o Sindicato dos Engenheiros do Estado do Ceará (Senge-CE) reafirma a importância e o incentivo ao autocuidado como uma das formas mais eficazes de prevenção ao câncer de mama.
A arquiteta e auditora do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) Juliana Ximenes foi acometida pela enfermidade, mas com muita fé e resiliência realizou o tratamento. “Fui fazer meu check up de rotina e descobri o nódulo na mama. Foi um susto imenso e fui para uma dimensão escura. O que eu fiz foi entregar na mão de Deus, com a convicção de que a doença iria sair da minha vida”, relata Juliana, que conseguiu superar o câncer e hoje está curada.
A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que as mulheres realizem os exames de prevenção periodicamente, como a mamografia, a partir dos 40 anos, pois assim é possível garantir uma sobrevida maior e menos danos psicológicos e físicos às pacientes.
No entanto, como todos os outros tipos de cânceres, não há formas de prevenção que funcionem 100%, mas vale ressaltar que conservar hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos, contribui para manter os hormônios estáveis, diminuindo o risco de desenvolvimento do câncer na glândula mamária para pelo menos 25%. Já a redução de peso em pacientes obesos também pode levar a uma queda de até 50% do risco de câncer de mama.
Outras mudanças de hábitos que influenciam nos diagnósticos, não só do câncer de mama como dos outros tipos de cânceres, é evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo ou parar com essas práticas.

Assessoria de comunicação

O Autor Assessoria de comunicação

A Inove Comunicação tem know-how na divulgação de eventos nacionais e internacionais e tem como missão dar, a cada cliente, visibilidade na mídia, consolidando a marca no mercado e perante a opinião pública.