O funcionamento do sistema Sindical e Profissional

Trabalhadores e cidadãos, se inserem na sociedade por meio do exercício das profissões e de diversas instituições. Os profissionais da área tecnológica (engenheiros, arquitetos, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas e tecnólogos) têm esta participação assegurada através de dois SISTEMAS: o SINDICAL e o PROFISSIONAL.

O Sistema Sindical é formado pelas Centrais de Trabalhadores, Confederações, Federações e Sindicatos. Dentro deste contexto cada Sistema e cada entidade tem o seu papel. As Centrais Sindicais são entidades associativas de direito privado compostas por organizações sindicais de trabalhadores de diversas categorias, tendo como atribuição a representação geral dos trabalhadores por meio dos sindicatos a elas filiados e participação ativa na política do país. As Confederações se constituem de Federações e se caracterizam como instituições de maior instância em nível nacional, na defesa dos direitos dos profissionais de diversas categorias, pelo desenvolvimento socioeconômico brasileiro, pela democracia e fortalecimento sindical.

As Federações têm o objetivo de representar nacionalmente categorias profissionais específicas, atuando na coordenação, defesa e representação dos mesmos, por meio das entidades filiadas. Além da luta por seus direitos, devem ainda atuar em prol de melhores condições de vida, trabalho, inclusão social e desenvolvimento sustentável do país. Já os Sindicatos, entidades de classe responsáveis pela defesa dos profissionais empregados, autônomos e até empregadores pertencentes a uma mesma categoria profissional, tem o intuito de resguardar seus interesses econômicos e laborais, bem como a representatividade e a defesa individual e coletiva dos mesmos, com apoio de todas as entidades de primeiro e segundo grau, acima citadas, além das vinculadas ao Sistema Profissional que congrega Associações de Classe, Conselhos Federais e Regionais, cada um com papéis preponderantes no âmbito da fiscalização e defesa da sociedade.

As Associações de Classe tem como principal objetivo a defesa dos interesses de um determinado grupo de profissionais da mesma modalidade, que buscam de forma conjunta, soluções que atendam as necessidades dos associados e da sociedade. O Conselho Federal é uma autarquia federal de instância superior de fiscalização e regulamentação do exercício ético e legal das profissões da área tecnológica. Tem o objetivo de proteger a sociedade em face do exercício profissional em diversas atividades humanas. Também lhe compete emitir resoluções para regulamentar as leis profissionais e estabelecer normas gerias de operação para os Conselhos Regionais, que são administrados pelos conselheiros regionais que representam instituições de ensino, associações e sindicatos e têm competência para normatizar, fiscalizar e aplicar a disciplina profissional.