10-08-2016

O engenheiro agrônomo é o profissional responsável pelo planejamento, orientação e execução dos trabalhos relacionados à produção agropecuária, alimentos de origem vegetal e animal, até sua liberação para a comercialização e consumo. Porém existem algumas contradições em relação ao que as faculdades estão oferecendo e ao que o mercado de trabalho solicita. E é sobre isso o programa desta quarta-feira, 10 de agosto. A agronomia é uma área de atuação e de pesquisa bastante forte no Brasil, com muitas oportunidades no mercado de trabalho. O setor do agronegócio é o principal responsável pela saúde financeira das exportações brasileiras. Veja abaixo como é o curso de graduação em agronomia. Porém há uma divergência entre o que as faculdades estão ensinando e o que o mercado pede. Em julho, o Senge Ceará esteve reunido com representantes dos cursos de agronomia das universidades federais do ceará, Unilab e UFC, para discutir um reajuste nas grades curriculares do curso.  Participaram do programa  o  Engenheiro Agrônomo com Doutorado em Agronomia, professor dos cursos de agronomia da UFC e da Unilab., Ribamar Furtado, o Engenheiro Agrônomo, representante da agricultura familiar, Francisco Thiago Rodrigues De Oliveira, o Economia, Presidente da Itaueira agropecuária e Membro do Conselho da Integração Nacional da Confederação Nacional da Indústria, CNI, Carlos Prado e a mediação da Engenheira Agrônoma e Presidente do Sindicato dos Engenheiros, Helena Araújo.