Tecnologia no Dia a Dia

O engajamento de estudantes de engenharia em projetos sociais de reforma e construção para famílias de baixa renda

Convidados: O estudante de Agronomia e coordenador do Crea Júnior, Paulo Macário, e os bolsistas do Projeto Etecs/UFC Mateus Correia Fortes, estudante de Engenharia da Computação e Abel Bezerra da Silva, estudante de Engenharia Civil.

Abordagem: Em 2008, foi promulgada a Lei Nº 11.888 que assegura às famílias com renda até três salários mínimos assistência técnica gratuita em projeto, acompanhamento e execução de obras de construção, reforma e ampliação. A Universidade Federal do Ceará, por meio do seu Escritório de Tecnologia Social (ETecS), presta essa assistência com a colaboração de estudantes de Engenharia e Arquitetura coordenados por professores da área. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará, com a assistência do Crea Júnior, tem projeto semelhante que possibilita a troca de experiência entre o público o Crea e as entidades. Nas duas iniciativas,o envolvimento de estudantes é visto como meio eficaz de formar profissionais comprometidos com a sociedade e com o desenvolvimento sustentável.