Tecnologia no Dia a Dia

Nos bastidores da infraestrutura de Fortaleza em Megaeventos

Convidados: Para conversar conosco recebemos no programa Tecnologia no dia a dia os professores que estiveram à frente desse projeto. Da engenharia elétrica, recebemos o Mestre em Eficiência Energética, Distribuição de Energia Elétrica e Sistemas de Energia, o engenheiro Tomaz Nunes Cavalcante Neto. Da Arquitetura, recebemos a Mestre em construção civil, arquiteta Mayra Soares de Mesquita Mororó.

Abordagem: O País está em efervescência com a Copa do Mundo de 2014, seja pela empolgação dos entusiastas ou pela crítica dos que discordam do evento, que ocorre entre 12 de junho e 13 de julho. Polêmicas à parte, um grupo de professores da UFC realizou estudos técnicos sobre a infraestrutura de Fortaleza para a competição. As conclusões serão uma ferramenta para nortear futuras melhorias.

Os estudos foram encomendados pelo Ministério do Esporte ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que, por sua vez, contratou e financiou universidades federais para analisar obras e projetos nas cidades que recebem os jogos.