InformativosNotícias

Ministério de Infraestrutura avalia condições de pontes e viadutos alvos de ataques no Ceará

ponte rio choró

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, avalia a situação de pontes e viadutos das rodovias federais no Ceará após os ataques dos últimos 13 dias. Equipe ministerial e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) participaram da reunião.

Entre os alvos dos ataques, estão o viaduto da BR-020, em Caucaia, e dois viadutos na BR-116 (Chorozinho e Peixe Gordo). O ministro afirma que diversos pontos em rodovias foram alvos de tentativas de sabotagem. “Determinamos envio de engenheiros e técnicos do Dnit, de outros estados, para acelerar obras de reparação em pontes e viadutos atacados”, disse Freitas.

Passado cerca de 48 horas após o governador do Ceará, Camilo Santana, sancionar medidas aprovadas em sessão extraordinária na Assembleia, para endurecer o combate e a repreensão ao crime organizado, mais dois ataques contra pontes foram registradas no Estado. O primeiro aconteceu contra a ponte de Chorozinho, na altura do KM 67 da BR-116. O trecho da ponte no sentido Interior/Fortaleza foi interditado após engenheiros do DNIT atestarem que parte da estrutura ficou comprometida.

O outro ataque foi contra a Ponte do Peixe Gordo em Jaguaribe, região do Vale Jaguaribano. A ponte já havia sido alvo de um ataque no último dia 6 de janeiro, mas não teve sua estrutura comprometida.

O monitoramento de pontos de especial atenção da infraestrutura federal foi determinado pelo secretário de Transportes Terrestres do ministério, general Jamil Megid. O objetivo é evitar vulnerabilidade desses locais. A Força Nacional e Polícia Rodoviária Federal (PRF) reforçam o patrulhamento ostensivo.