close
Notícias

MEC divulga regras do sistema de seleção para o ensino técnico

no thumb

Edital com cronograma e procedimentos de inscrição para candidatos ainda não foi divulgado. Modelo será semelhante ao aplicado no Sisu

O Ministério da Educação (MEC) publicou a portaria que define as regras do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), nesta quinta-feira (1º). O propgrama permitirá o acesso a vagas gratuitas em cursos técnicos, com modelo semelhante ao já adotado no Sisu, por meio dos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O edital com o cronograma e os procedimentos de inscrição para candidatos ainda será divulgado.

As instituições de ensino poderão participar do Sisutec mediante adesão prévia para a oferta de vagas. O sistema será gerenciado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), que dará publicidade, por meio de editais, aos procedimentos relativos à adesão das instituições ofertantes de vagas e aos processos seletivos.

Para participar, as instituições deverão enviar ao MEC as condições específicas de concorrência às vagas ofertadas, definindo os cursos participantes, com os respectivos turnos, períodos de ingresso e número de vagas, além das eventuais bonificações à nota do estudante no Enem decorrentes de políticas específicas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição. As notas mínimas e os pesos eventualmente estabelecidos pelas escolas para cada uma das provas do Enem, em cada curso e turno, também derão ser definidas. Não poderão ser oferecidas, por meio do Sisutec, vagas em cursos que exijam teste de habilidade específica.

A instituição de ensino participante do Sisutec não poderá cobrar qualquer tipo de taxa relativa aos processos seletivos realizados. Ela também precisará permitir o acesso gratuito à internet para a inscrição de estudantes nos processos seletivos do sistema.

Assessoria de comunicação

O Autor Assessoria de comunicação

A Inove Comunicação tem know-how na divulgação de eventos nacionais e internacionais e tem como missão dar, a cada cliente, visibilidade na mídia, consolidando a marca no mercado e perante a opinião pública.

Deixe um Comentário