InfosengeNotícias

Maior torre de energia do mundo, com geração de 1,1 milhão de volts, vai ser construída na China

TORRE DE ENERGIA

No início de 2018, os trabalhadores chineses começaram a montar uma imponente torre de transmissão na província de Anhui (China). É a primeira linha de transmissão elétrica de 1,1 milhão de volts do mundo, enquanto as empresas americanas lutam para superar 500.000 volts.

Essa linha de transmissão será capaz de distribuir a produção de 12 grandes usinas elétricas por 3.200 quilômetros, enviando 50% a mais de eletricidade e 1.000 quilômetros a mais do que qualquer outra rede já construída. (Quanto maior a tensão da linha de transmissão, mais eletricidade pode ser transportada a uma distância maior e com menos perdas).

Inicialmente, a empresa desenvolveu e construiu as linhas de ultra-alta tensão para atender à crescente demanda energética de seu imenso país, onde as altas montanhas e grandes distâncias separam os centros populacionais de carvão e de energia hidrelétrica, eólica e solar. Mas agora, a meta atual da State Grid é muito mais ambiciosa: unir os sistemas de eletricidade dos países vizinhos em “super-redes” transcontinentais capazes de trocar energia entre fronteiras e oceanos.

Essas redes maciças poderiam ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, uma vez que permitiriam que as fontes de energia renováveis flutuantes, como a eólica e a solar, aumentassem sua produção além da demanda dos próprios países. Linhas mais longas e maior capacidade permitem equilibrar a escassa energia solar em determinados locais.

A política e a burocracia têm dificultado a criação de redes de energia imensas e modernas em grande parte do mundo. Os Estados Unidos poderiam levar mais de uma década para obter as aprovações federais, nacionais, estaduais, regionais e privadas necessárias para construir as torres, cabos e tubos subterrâneos. E geralmente essas aprovações são muito difíceis de alcançar.