close
Eventos

Livro que conta história da chegada da Energia de Paulo Afonso ao Ceará é lançado hoje na Fiec

no thumb
livro
Livro conta a chegada da energia no Ceará (Foto: Marcellus Rocha)

O livro “50 anos de desenvolvimento industrial do Ceará: de Paulo Afonso ao Pecém” será lançado nesta segunda-feira (22), às 19h, durante solenidade na sede da FIEC, em Fortaleza. A publicação é uma obra de pesquisa histórica que tem como marco inicial a chegada da energia de Paulo Afonso ao Ceará e a consequente criação do I Distrito Industrial de Maracanaú.

A publicação, dos autores Pedro Jorge Vianna, Walfrido Salmito Filho e Nazareno Albuquerque, foi editada conjuntamente pelo Sistema FIEC, Associação Empresarial de Indústrias (AEDI) e pelo Grupo M. Dias Branco, com apoio do Banco do Nordeste e do Governo do Estado. A obra traz a visão econômica de cada década, seus atores, as políticas e um registro iconográfico de fatos, pessoas e empresas que contam a história da industrialização do Ceará nos últimos 50 anos.

Várias autoridades confirmaram presença na noite de lançamento do livro. Representantes e governadores de cinco gestões do Governo Estadual do Ceará estarão presentes, algo até então inédito em um evento da Fiec. São eles: Thereza Távora Ximenes (representante do Governo Virgílio Távora), José Freire de Castelo (representante do Governo Plácido Castelo), César Cals de Oliveira Neto (representante do Governo César Cals), Coronel Adauto Bezerra, Luiz de Gonzaga Fonseca Mota, Tasso Ribeiro Jereissati, Leonardo Alcântara Lúcio Filho (representantes do Governo Lúcio Alcântara) e Cid Ferreira Gomes.

Durante o lançamento haverá noite de autógrafos, seguido de coquetel, com a possibilidade de comprar o livro com cartão de crédito no local.

Sobre os autores:

Pedro Jorge Ramos Vianna – Economista e professor titular da Universidade Federal do Ceará. Integrou os quadros técnicos do Banco do Nordeste, chefiando o Etene. Consultor e assessor de várias instituições, dentre as quais a FIEC.

Nazareno Albuquerque – Advogado e Especialista em Desenvolvimento Econômico pela CEPAL- Comissão Econômica para a América Latina. Integrou os quadros da Sudec, órgão de planejamento estratégico dos governos Virgílio Távora, Plácido Castelo e César Cals Filho. Jornalista do Grupo de Comunicação O Povo, onde coordena o desenvolvimento e gestão de projetos.

Walfrido Salmito Filho – Advogado, Especialista em Desenvolvimento Econômico pela CEPAL- Comissão Econômica para a América Latina. Ocupou os cargos de Superintendente da Sudene e Diretor do Banco do Nordeste. Assessor Parlamentar do BNB junto a constituinte de 1988 para a criação do FNE.

Serviço:
Lançamento do livro 50 anos de Desenvolvimento Industrial do Ceará – de Paulo Afonso ao Pecém
Data: 22 de fevereiro de 2016
Horário: 19 horas
Local: Auditório Waldyr Diogo – térreo da sede da FIEC
Endereço: Avenida Barão de Studart, nº 1980 – bairro Aldeota – Fortaleza/CE

Tags : cearáEnergiaFIEClançamentoLivroPecém
Comunicação

O Autor Comunicação

Deixe um Comentário