IPads utilizados por arquitetos e engenheiros, processos mecanizados e uso de materiais padronizados estão mudando canteiros e compensando a falta de mão de obra no setor.

A tecnologia invadiu as indústrias de eletrodomésticos, de veículos, de medicamentos e de informática e é hoje realidade no dia a dia da produção dessas atividades. Nos canteiros de obras ela resistiu e não chegou a eles com a mesma agilidade. Mas chegou. O uso de novos materiais, equipamentos e automação na construção civil está ajudando as empresas a ganhar competitividade, reduzir o desperdício, acelerar os processos e enfrentar um dos grandes desafios do setor: a escassez de mão de obra qualificada.

O uso da tecnologia nos canteiros e nas edificações reflete nos números do setor. “Há 20 anos, a cada obra realizada, uma era desperdiçada. Hoje, a perda nas obras gira em torno de 5% a 6%”, diz Cantídio Alvim Drumond, diretor da área de materiais e tecnologia do Sindicato da Indústria da Construção de Minas Gerais (Sinduscon-MG). Mas ainda há muito espaço para avançar, diz, já que no Japão esse índice fica em torno de 3%. Drumond enfatiza que as construtoras brasileiras precisam gastar mais tempo no projeto e menos na obra. “Aqui acontece o contrário do Japão. Lá a obra em si consome menos tempo do que o planejamento”, diz.

O iPad é usado para mostrar os projetos em 3D aos funcionários das obras. “A visualização é melhor. Algumas vezes a pessoa não entende bem o projeto e quando visualiza em 3D fica mais fácil saber o que estou querendo”, afirma. A caixa de e-mails também é acessada do iPad. “Posso pegar informações na internet enquanto estou na obra, o que economiza tempo” observa.

O engenheiro João Antunes Júnior tem iPad há um ano. Ele o usa para ler e-mails, puxar relatórios com o número de obras, horas extras, aprovar ordens de compras e medição das obras. “Antes eu fazia isso via computador. Muitas vezes eu estava em alguma obra que tinha o equipamento, mas não tinha internet. Agora consigo ter as informações e passar o serviço de qualquer lugar”, destaca.

FONTE: Estado de Minas

Tags : ipadstecnologia