TherezaNeumann  IFCE placa
O reitor do IFCE, Virgílio Augusto Sales Araripe, e o Diretor Geral do campus Fortaleza, Antonio Moisés Filho de Oliveira Mota, entregando homenagem à Thereza Neumann (Foto: Avelino Neto)

Atualizada dia 15.12.15, às 09h23min

A presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE), Thereza Neumann, foi homenageada como ex-aluna de destaque pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). A cerimônia foi realizada na noite do último sábado (12), na sede da instituição na Avenida 13 de maio, em Fortaleza, e contou com a presença do reitor e diretor geral do IFCE, diretores de campus do interior do Estado e ex-professores.

A premiação já ocorre há 30 anos. A instituição homenageia profissionais que passaram pela entidade e que hoje exercem papel de destaque na sociedade nas áreas científica, cultural, política, empresarial, pública e de entidades de classe, pelo resultado do trabalho desempenhado. Thereza é a primeira mulher homenageada pela instituição na cerimônia do “dia do ex-aluno”.

>> GALERIA: Confira imagens da cerimônia

A engenheira eletricista recebeu uma placa de honra ao mérito das mãos do reitor Virgílio Araripe. Em seu discurso, a presidente do Senge-CE destacou a importância do IFCE na sua trajetória acadêmica e ressaltou que foi onde fez o seu primeiro curso técnico, o de telecomunicações, na época Escola Técnica Federal do Ceará. “Voltei a esta casa com uma enorme felicidade, porque foi esta instituição de ensino a base de toda a minha vida profissional”, relatou a Engenheira que agradeceu ao reconhecimento da escolha de seu nome. “Sou muito grata a todos aqueles que fazem o IFCE que, direta ou indiretamente, contribuíram para a escolha do meu nome”.

Professores e diretores do IFCE  (Foto: Avelino Neto)

O Reitor Virgílio Araripe enfatizou o empenho da Presidente do Senge no trabalho que exerce na entidade e falou da importância na premiação para o Ceará. “A Thereza é um exemplo de mulher, de empenho e de profissionalismo. Prova disso, como foi dito em seu discurso, é que ela se tornou a primeira mulher a chegar ao cargo de presidência do Sindicato dos Engenheiros do Ceará e ainda ser diretora de relações institucionais da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE). Essa premiação serve justamente para isso: reconhecer e não deixar que passe despercebido, perante a sociedade cearense, o papel importante que exercem esses profissionais, que em algum momento tenham passado pelo IFCE”, afirmou o reitor.

A homenagem de 2015 teve como tema “Saia do virtual, venha curtir e abraçar os amigos!”. O objetivo do encontro é promover a integração e a socialização entre os ex-alunos e captar informações sobre a inserção destes no mercado de trabalho.

SOBRE THEREZA NEUMANN
Thereza Neumann Santos de Freitas é engenheira eletricista formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Iniciou sua vida acadêmica ainda no Instituto Federal do Ceará (IFCE) no curso de técnico em telecomunicações, à época, um dos mais concorridos da instituição. Compõe a diretoria da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), ocupando o cargo de diretora de relações institucionais.

Foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) em 63 anos de história da entidade, local em que está já há oito anos. Suas lutas são em prol da valorização da categoria, tendo como desafio o cumprimento do piso salarial dos profissionais engenheiros e da área tecnológica, e de novas oportunidades de mercado. Como presidente do Senge-CE tem firmado convênios com instituições de ensino superior para dar aos profissionais do Sindicato mais oportunidades em cursos de capacitação profissional e de pós-graduação.

Outra marca da gestão de Thereza Neumann é a luta contra o monopólio de comércio criado pelas concessionárias de energia após a aprovação de uma norma resolutiva. Ainda como presidente do Senge-CE, esteve a frente da Homologação da Lei de Inspeção Predial, assinada pelo Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, em Outubro de 2015, e participou do processo de criação dos termos da lei, visando a valorização do profissional engenheiros e tornando legal suas atribuições e deveres no exercício da profissão.

Tags : HomenagemIFCESenge-CEThereza Neumann