Tucurui 2O Governo Federal e empresas de geração de energia assinaram, no último dia 5 de janeiro, os contratos de concessão de 29 usinas hidroelétricas, que haviam sido leiloadas em novembro do ano passado. No total, as empresas vencedoras do certame vão desembolsar R$ 17 bilhões em bônus de outorga, dinheiro que vai para o caixa do Tesouro Nacional. As unidades têm capacidade de geração total de 6 mil megawatts, e as concessões serão válidas pelos próximos 30 anos.

Representantes das empresas vencedoras (Celg GT; Copel GT; Enel Green Power Mourão e Enel Green Power Paranapanema; Celesc Geração e Cemig GT) participaram da cerimônia. O grupo China Three Gorges, que venceu o leilão de duas usinas (Ilha Solteira e Jupiá), também esteve no evento dedicado a celebração dos contratos.

O leilão de novembro trouxe como novidade a permissão que as hidrelétricas licitadas destinem 70% de sua garantia física ao mercado regulado, podendo o restante ser livremente negociado pelos vencedores a partir de 2017. No ano de 2016, 100% da energia gerada ainda será destinada ao mercado regulado.

Durante a cerimônia de assinatura, o ministro interino de Minas e Energia, Luiz Eduardo Barata, disse que o governo tem trabalhado em priorizar a segurança energética do País. “Apesar de estarmos vivendo uma das piores séries hidrológicas da história, estamos superando desafios, com riscos de déficit próximos de zero”, afirmou.

O ministro ainda confirmou que o governo espera realizar, em março deste ano, um leilão A-5 (empreendimentos que entrarão em operação a partir do quinto ano depois da assinatura do contrato), levando em consideração as especificidades de cada fonte e com preços adequados, garantindo atratividade para investidores e a segurança energética do Brasil.

Com informações do Governo Federal

Tags : ConcessãoEnergiaGovernoHidroelétricaLeilãoLeilão A-5Usina