close
no thumb

capa_geoestatistica2Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Um relatório da Global Business Reports para engenharia e mineração estima que o setor de minerais vai angariar cerca de US$ 46,44 bilhões para o PIB brasileiro em 2014. Espera-se também que deva gerar mais de 400 mil vagas de emprego até 2015.

Com o crescimento da área de mineração no País, o conhecimento para uma correta avaliação de reservas é extremamente importante e pode ser aplicado em todas as etapas de um projeto, desde a pesquisa até a viabilidade técnica e econômica do empreendimento.

Para isso, conhecer Geoestatística é fundamental para um melhor planejamento da exploração de reservas. Como as estimativas sobre o que essas reservas têm a oferecer são baseadas em amostragens, o estudo de Geoestatística permite avaliar as incertezas de um modelo de distribuição de probabilidades.

Para elucidar o passo a passo das técnicas utilizadas em cada cálculo, amplamente empregadas em ciências da terra ou ambientais, os professores Paulo Landim e Jorge Yamamoto lançaram a obra ‘Geoestatística: conceitos e aplicações’, que aborda desde os princípios básicos até conceitos que exigem maior aprofundamento.

Dividido em cinco capítulos, o livro trata do surgimento dessa área do conhecimento e oferece uma introdução aos principais conteúdos, como amostra e amostragem, fenômenos espaciais e variáveis aleatórias ou regionalizadas (1° capítulo) e, em seguida, parte para assuntos como cálculo e modelagem de variogramas experimentais (2° capítulo) e estimativas e coestimativas geoestatísticas (3° e 4° capítulos, respectivamente).

O quinto e último capítulo da obra é totalmente voltado para a simulação estocástica e aborda tanto estes métodos de simulação como os métodos sequenciais, entre os quais são consideradas a simulação gaussiana sequencial e a simulação indicadora sequencial, para variáveis contínuas.

Os autores também disponibilizaram dois anexos para a melhor compreensão das fórmulas e resultados: um com fundamentos matemáticos e estatísticos e outro com arquivos de dados.

Para completar o caráter didático do livro, os capítulos são repletos de figuras que exemplificam os conceitos vistos durante a leitura e, ao final de cada um, são dispostos diagramas que funcionam como um resumo para esses cálculos.
Geoestatística: conceitos e aplicações

Geoestatística: conceitos e aplicações
Autores: Jorge Kazuo Yamamoto e Paulo M. Barbosa Landim
Páginas: 216
Publicação: 2013
Formato: 21 cm x 28 cm
Idioma: Português

Sobre os autores
Paulo Milton Barbosa Landim: Possui Pós-doutorado pela University of California e pela Northwestern University. Na Universidade Estadual Paulista (Unesp – Rio Claro), foi professor de 1978 até 1998, assumindo como diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) entre 1981 e 1984. Também foi Vice-Reitor de 1985 a 1988, e Reitor de 1989 a 1993. Mesmo após aposentar-se, continuou dando aulas e orientando alunos de graduação e pós-graduação como Professor Voluntário na instituição. Em 2000, recebeu do Conselho Universitário o título de Professor Emérito. 

Jorge Kazuo Yamamoto: Graduou-se em Geologia pela Universidade de São Paulo em 1976. Trabalhou como geólogo pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de 1977 a 1988. Atualmente é professor titular do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental, onde ministra disciplinas de graduação e pós-graduação em Geoestatística.

Fonte: abmbrasil

Assessoria de comunicação

O Autor Assessoria de comunicação

A Inove Comunicação tem know-how na divulgação de eventos nacionais e internacionais e tem como missão dar, a cada cliente, visibilidade na mídia, consolidando a marca no mercado e perante a opinião pública.

Deixe um Comentário