close
Notícias

Filtro de madeira é alternativa mais sustentável para purificação de água

010160190808-destilacao-agua-filtro-de-madeira-4

Filtragem e dessalinização

Inspirados pelo intrincado sistema de circulação da água nos troncos e galhos das árvores, uma equipe de pesquisadores dos EUA e da China descobriu como usar uma fatia fina de madeira como uma membrana, uma categoria de filtros muito finos.

A membrana derivada da madeira, projetada para apresentar poros em nanoescala, permite passar o vapor de água, deixando para trás sal ou outros contaminantes, produzindo água potável de alta pureza.

A maioria das membranas usadas para destilar água, ou para dessalinizar água salgada, é feita de polímeros, que são derivados de combustíveis fósseis e difíceis de reciclar.

A reciclagem é importante porque esses filtros entopem muito facilmente, lembram Dianxun Hou e seus colegas, garantindo que a membrana de madeira é um material mais sustentável.

Filtro de madeira

O filtro de madeira apresenta uma porosidade muito alta, o que promove o transporte de vapor de água e evita a perda de calor.

Os testes de destilação de água mostraram que a membrana biomimética tem desempenho 20% melhor que as membranas comerciais feitas de polímero.

“As propriedades de eficiência térmica, fluxo de água, escalabilidade e sustentabilidade tornam a nanomadeira altamente desejável para aplicações de destilação por membrana,” escreveu a equipe.

Fonte: Inovação Tecnológica.

Assessoria de comunicação

O Autor Assessoria de comunicação

A Inove Comunicação tem know-how na divulgação de eventos nacionais e internacionais e tem como missão dar, a cada cliente, visibilidade na mídia, consolidando a marca no mercado e perante a opinião pública.

Deixe um Comentário