I Expogeração começa hoje na FIEC e vai fomentar a Micro e Minigeração de Energia no Ceará

energia(1)O Sindienergia-CE, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará, realizará nos dias 28 e 29 de outubro, a ExpoGeração 2014 e o I Seminário sobre Micro e Minigeração Distribuída. O evento, que será realizado na FIEC, a partir das 18h30, debaterá a Micro e Minigeração como uma solução real para influenciar a Matriz Energética Brasileira para os próximos anos, diante da atual crise no setor.

O encontro reunirá os maiores nomes e entidades da área como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Energie Agentur, COELCE, SEBRAE, SENAI, UNIFOR e a ONG Green Peace além de empresas que já atuam no setor de soluções no Nordeste. O objetivo é debater, apresentar os avanços e as oportunidades de aprimoramento da Resolução Normativa Nº 482/2012, que trata das regras destinadas para instalação de geração distribuída.

“Queremos com esse encontro provocar a abertura do mercado, tornar o setor mais conhecido e despertar o interesse de autoridades e do público em geral para esta solução que contribui direto com a economia, reduzindo ou até podendo zerar a conta de energia do consumidor, além de aliviar de forma rápida e simples a crise energética, diminuindo a emissão de gases de efeito estufa – GEE”, explica o diretor setorial de Micro e Minigeração do Sindienergia, Wilmar Pereira.

Ricardo Correia, membro do Sindienergia e organizador do evento, reforça que a Micro e Minigeração adiam os investimentos do governo em transmissão e geração de energia, reduzem perdas técnicas, aumentam consideravelmente a oferta de empregos e a distribuição de renda. “É uma solução ambientalmente correta, melhora a imagem da empresa ou pessoa física que participa do processo de sustentabilidade na certeza do retorno econômico, financeiro e no bem estar do planeta. No Ceará, temos apenas 50 usuários dessa tecnologia ligado a rede.” enfatiza Ricardo.

O desafio com a Expogeração é estimular o mercado para criar linhas de crédito para o setor, conscientizar o governo e a população que é uma boa solução e capacitar e regulamentar a atividade. Segundo a avaliação da empresa DNV KEMA Soluções Energy & Sustainability, o setor representa hoje R$ 48,9 bilhões com grande potencial de crescimento.

Podem participar do evento empresários, engenheiros, arquitetos, ambientalistas, formadores de opinião, estudantes e jornalistas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.expogeracao.com.br

Outras informações pelo telefone: 3087-9551 (Inove Comunicação – Assessoria do evento)

Tags : Agência Nacional de Energia ElétricaExpogeraçãoRicardo CorreiaSindienergia-CE