Estudantes de Engenharia Mecânica da Faculdade Satc, de Criciúma, participam de um projeto mundial chamado de Mini Baja. A instituição está na competição há quatro anos e em 2014, os acadêmicos almejam participar da etapa nacional da competição, pois até então, os estudantes disputaram apenas a etapa regional.
Conforme a acadêmica de engenharia Angela Castanhel o projeto é uma atividade estudantil extracurricular, onde os estudantes administram uma equipe. “Nós projetamos e fabricamos um carrinho depois participamos da competição. Essa competição existe etapas mundiais, nacionais e regionais. Por sermos novos no projeto, estamos participando apenas da etapa regional Sul, que contempla as faculdades de engenharia mecânica existentes no Estado do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Porém, em 2014, já temos como meta participar da etapa brasileira da competição”, explica a estudante.
Segundo a acadêmica, o protótipo idealizado foi batizado de Carvoeiro, em alusão as minas de carvão e ao time da cidade. “Ele possui as cores e o emblema do Criciúma Esporte Clube. Com ele, durante as competições e eventos, além de mostrarmos de onde viemos, podemos declarar nossa paixão pelo time da cidade, chamando a atenção e atribuindo um diferencial para nossa equipe”, ressalta. Em 2013, com um resultado positivo conquistado, os alunos estão estimulados na projeção do Carvoeiro 2, desde o fim do ano passado. “Ele é inspirado no seu antecessor, porém, com suas falhas corrigidas”, salienta. A competição será realizada em 2014.