close
Notícias

Estudantes de Engenharia de SC trabalham no “carro do futuro”

carrodofuturo-eficem[1]

 

Uma equipe formada por estudantes de Engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina está trabalhando em um protótipo de veículo que poderá ser adotado no futuro. O modelo tem por objetivo percorrer a maior distância possível com o menor consumo de energia – seja ela bateria elétrica, gasolina ou etanol.

Os estudantes, que juntos compõem o grupo “Eficem”, desenvolveram nos últimos cinco anos um veículo capaz de percorrer 860 quilômetros gastando apenas um real de energia elétrica.

O carro elétrico chegou a ser premiado como o mais leve por dois anos consecutivos, em 2015 e 2016, na eco-maratona das Américas, promovida pela Shell. Antes, em 2013, a versão a gasolina do protótipo havia levado a terceira colocação na competição nacional.

A Eficem conta com cerca de 40 integrantes e seis protótipos já desenvolvidos. Eles alcançam até 30 km/h, quando o motor é movido a bateria, e 45 km/h com motor a gasolina. Em 2016, com o protótipo Setta, a equipe conseguiu a melhor classificação da América Latina. Com um litro de gasolina, o carro é capaz de percorrer mais de 3.000 km (algo como ir de São Paulo ao Recife).

Felipe

O Autor Felipe

Deixe um Comentário