close
Nacional

Especialista em geologia aborda águas subterrâneas em palestra no Encontro Internacional sobre a Natureza

no thumb
_MG_4378
Profissionais de várias especialidades estiveram no encontro (Foto: Divulgação)

O geólogo Itabaraci Nazareno Cavalcante, coordenador de hidrologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), ministrou palestra durante o Encontro Internacional de Jornalistas, no Centro de Eventos do Ceará. O debate teve como tema a “Salinização das Águas Subterrâneas: Ameaça Litorânea ao Desenvolvimento Socieconômico e Turístico” , contando com a presença de jornalistas e profissionais da área ambiental.

O especialista alertou sobre a necessidade de conhecimento técnico e de educação hidroambiental aos turistas e moradores que habitam diariamente as regiões litorâneas como: Morro Branco, Porto das Dunas e Icapuí. De acordo com o geólogo, os aquíferos costeiros representam fonte essencial de água, importante parcela hídrica para o abastecimento local, quando não a mais importante para a comunidade que se auto-abastece a partir de poços tubulares construídos manualmente. “Gradativamente, e de forma contínua, as águas subterrâneas da faixa costeira do Ceará estão sendo contaminadas pela intrusão marinha, fato decorrente do uso e ocupação desenfreada do solo”.

Para o organizador do evento, Clodionor Araújo, membro do Conselho Estratégico do IHAB e coordenador geral do O2 Encontro Intercontinental Sobre a Natureza, o evento tem o papel de conscientizar através de capacitação, oficinas, palestras que todos podem contribuir usando racionalmente apenas a quantidade necessária para a sua manutenção. “Mostrando claramente os exemplos de casos, como as pessoas vivem e utilizam os recursos naturais as pessoas se orientam. A natureza é única, a divisão de continentes é política, portanto, a natureza desconhece esta divisão e atua para atender a vida”, ressalta.

O encontro foi  promovido pelo Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB), uma organização não governamental sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Com sede em Fortaleza, a IHAB conta com a colaboração de profissionais multidisciplinares com experiências em organizações públicas, privadas e do terceiro setor para o cumprimento de sua missão e objetivos.

Tags : ÁguaEncontroGeografiageologiaO2terra
Comunicação

O Autor Comunicação

Deixe um Comentário